Mãe com estilo de vida não saudável tem maior chance de filhos obesos

Levantamento avaliou hábitos de 16.945 mulheres em questões como IMC, a qualidade da dieta, regularidade de exercícios e consumo de álcool e cigarro

© iStock

Lifestyle saúde 07/07/18 POR Folhapress

A maçã não cai muito longe da árvore, diz um ditado popular. Pelo menos no que se refere a hábitos saudáveis, isso parece ser verdade. Uma pesquisa publicada na quarta-feira (4) na revista científica BMJ mostra que mães com estilo de vida que não é saudável têm maiores chances de que filhos desenvolvam obesidade.

PUB

Segundo o estudo, filhos de mulheres que levavam um estilo de vida saudável tinham um risco 75% menor de desenvolver obesidade, quando comparados aos filhos de mulheres que levavam uma vida mais insalubre.

Além disso, quando tanto a mãe quanto a criança ou adolescente levam um estilo de vida saudável a chance de obesidade diminui em 82%.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo verificaram o IMC, a qualidade da dieta, regularidade de exercícios e consumo de álcool e cigarro de 16.945 mulheres, fatores que juntos compunham o estilo de vida da pessoa.

Especificamente quanto à dieta, os cientistas se focaram no consumo de vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, ácidos graxos poli-insaturados, ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa, consumo de carnes vermelha e processadas, bebidas açucaradas, gorduras trans e sódio.

A partir disso, tentou-se buscar os possíveis impactos que o estilo de vida da mãe tinha sobre seus filhos - as 24.289 crianças e adolescentes na pesquisa.

+ Poluição aumenta o risco de diabetes, diz estudo

A pesquisa afirma que isso reforça evidências recentes encontradas em outros estudos que relacionam obesidade a fatores ambientais. Os cientistas citam, por exemplo, análises que demonstram que o risco de obesidade nos filhos dobra quando as mães eram obesas na infância e adolescência do rebento.

Outras pesquisas também já demonstraram que o nível de atividade física das mães e suas dietas influenciam a busca de exercícios e as escolhas alimentares de seus filhos.

Por outro lado, a pesquisa não achou uma correlação direta entre os padrões de alimentação das mães e obesidade em seus filhos. Uma possível explicação para isso é que a alimentação das crianças não ocorre exclusivamente em casa e recebe influência do ambiente alimentar escolar e da vizinhança.

De acordo com os pesquisadores, uma das limitações do estudo é que as mulheres participantes tinham níveis socioeconômicos e educacionais relativamente homogêneos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 22 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid