Parada gay reúne mais de 1 milhão de pessoas em Madrid

Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes

© Juan Medina/Reuters

© Juan Medina/Reuters

Mundo Espanha 07/07/18 POR Lusa


Mais de um milhão de pessoas participaram neste sábado (7), em Madrid, da marcha de Orgulho Gay, que, este ano, teve como tema "Conquistando a igualdade, TRANSformando a sociedade". Os organizadores anunciaram o desfile de 47 carros alegóricos e esperam a participação de cerca de um milhão de pessoas, o mesmo número do ano passado, quando se celebrou o WorldPride na capital espanhola.

PUB

O ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Saúde, Carmen Montón, estiveram na primeira fileira da marcha com responsáveis da oposição como Albert Rivera (Ciudadanos), Íñigo Errejón (Podemos), e representantes de sindicatos e da região de Madrid.

Todos eles deixaram mensagens de apoio ao LGTBI e concordaram com a defesa dos direitos destas pessoas, com Marlaska a considerar que, apesar de Espanha ser um país "privilegiado" nesta matéria, ainda há "um grande caminho por percorrer".

+ Explosão em residência deixa dois mortos em Nova Jersey

A organização vetou a presença do PP na manifestação como "medida de pressão" por descumprimento de duas leis relacionadas ao coletivo LGTBI. Os políticos deste partido compareceram, a título pessoal, na Praça de Colón.

Jaime de los Santos, titular de Cultura, Turismo e Desporto, considerou que o veto ao seu partido "é um regresso a tempos piores", mas que "importante são os 365 dias do ano em que se lutará por implementar as leis aprovadas há dois anos pelos direitos LGTBI".

Com a emblemática bandeira arco-íris e ao ritmo de músicas simbólicas como 'I Will Survive', mais de um milhão de pessoas desfilaram, num ambiente festivo, enquanto exigiam igualdade de direitos. A manifestação de hoje foi o ponto mais alto de uma série de eventos que já se iniciaram no fim de semana passado e que levam a Madrid anualmente milhões de turistas.

Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes que desfilaram entre barreiras de proteção, para evitar incidentes, havendo restrições importantes ao trânsito de veículos.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 22 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 19 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 18 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite