Morre mulher envenenada com mesmo agente usado contra ex-espião russo

Dawn Sturgess, 44, estava em estado considerado grave depois ter contato com o mesmo agente nervoso usado contra o ex-espião russo, Sergei Skripal

© DR

Mundo Inglataterra 08/07/18 POR Folhapress

O governo do Reino Unido confirmou neste domingo (8) a morte de uma mulher britânica de 44 anos envenenada com o mesmo agente neurotóxico usado contra o ex-espião russo Serguei Skripal.Na última quinta-feira (5), os governos do Reino Unido e da Rússia a voltarem a trocar acusações sobre a responsabilidade de cada lado no caso.

PUB

Londres disse que o agente neurotóxico encontrado em Dawn Sturgess e Charlie Rowley, achados desacordados durante o fim de semana na cidade de Amesbury, foi o mesmo usado no ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Iulia.

Os Skripals foram achados também desacordados em março em um banco na cidade de Salisbury (cerca de 10 quilômetros ao sul de Amesbury) e Londres culpou Moscou pelo ataque, que desencadeou uma crise diplomática entre a Rússia e o Ocidente.

Com a revelação do novo caso, a tensão entre os dois países voltou a aumentar nesta quinta, apesar da polícia britânica ter dito que até o momento as evidências apontam que o novo envenenamento não tenha sido intencional. Assim, a principal hipótese das autoridades é que o casal tenha sido contaminado por acaso em consequência do ataque contra Skripal. Rowley, 45, segue internado em estado grave no hospital de Salisbury, o mesmo que tratou o ex-espião e sua filha - os dois se recuperaram e já foram liberados.

"Agora é hora de o Estado russo se manifestar e explicar o que aconteceu", afirmou ao Parlamento o secretário de Interior britânico, Sajid Javid. "É completamente inaceitável que nosso povo se torne um alvo deliberado ou acidental, ou que nossas ruas, parques e cidades sejam usadas como depósito de veneno", disse. Javid confirmou ainda que a variedade de Novichok encontrada no casal foi a mesma achada no caso dos Skripal, mas disse que os cientistas ainda tentam identificar se ambos pertencem ao mesmo lote de fabricação. 

+ Número de mortos por tempestades no Japão sobe para 85

O uso de Novichok, um agente neurotóxico criado na antiga União Soviética, contra o ex-espião foi uma das principais provas usadas pelos britânicos para culpar o governo de Vladimir Putin pelo ataque, já que o país seria o único oficialmente capaz de produzir a substância. Moscou, porém, nega qualquer participação no caso. "A Rússia negou categoricamente e continua a negar a possibilidade de qualquer tipo de envolvimento com o que está acontecendo" disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Ele afirmou ainda que o governo russo voltou a disponibilizar uma equipe de especialistas para ajudar o governo britânico a investigar o novo envenenamento, mas a oferta foi negada por Londres - o mesmo já tinha ocorrido após o caso Skripal.

Já a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, pediu que a primeira-ministra britânica, Theresa May, "acabe com as intrigas e os jogos de agentes químicos" e permita que Moscou ajude no caso. "Esse governo [britânico], em especial sua liderança, um dia terá que se desculpar com a Rússia e com a comunidade internacional", disse Zakharova. Com informações da Folhapress.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 06/05/24

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

Mundo EUA Há 15 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

Mundo Olivier Masurel Há 14 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

Mundo Miss Há 16 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

Mundo Coronavírus Há 23 Horas

Cientistas criam vacina que pode proteger de vários tipos de coronavírus

Mundo Israel/Palestina Há 13 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

Mundo China Há 13 Horas

Pelo menos dois mortos e 21 feridos em ataque à faca em hospital na China

Mundo Guerra 06/05/24

Hamas diz ter aceitado proposta e que cessar-fogo depende de Israel

Mundo Imprensa 06/05/24

New York Times e Reuters levam Pulitzer por cobertura da guerra Israel-Hamas

Mundo Europa 06/05/24

UE pressiona Xi a usar influência sobre Rússia para encerrar Guerra da Ucrânia