As mais incríveis operações de resgate de todos os tempos

Relembre missões ousadas que salvaram inúmeras vidas e até inspiraram filmes

As mais incríveis operações de resgate de todos os tempos!

As pessoas se encontram em situações de risco variados motivos, incluindo desastres naturais, terrorismo ou até mesmo erros humanos. Embora o objetivo de uma operação de resgate seja salvar vidas, geralmente, essas missões também envolvem risco para os socorristas. Recentemente, 12 meninos e um homem  foram encontrados vivos em uma caverna inundada na Tailândia em 2 de julho de 2018, após nove dias desaparecidos. 

Na galeria a seguir, relembre os maiores resgastes de todos os tempos!

© Reuters

Chiang Rai, Tailândia

A população ficou aliviada ao saber que 12 garotos e o treinador de futebol foram encontrados vivos depois de ficarem desaparecidos por nove dias, segundo a BBC.

© Reuters

Chiang Rai, Tailândia

O grupo ficou preso em uma caverna inundada em Tham Luang. Eles foram encontrados por mergulhadores britânicos durante operação de busca que envolveu mais de mil pessoas.

© Reuters

Chiang Rai, Tailândia

A BBC divulgou um vídeo e que mostra o momento em que os mergulhadores encontraram o homem de 25 anos e os meninos, esses com idade entre 11 e 16 anos. A operação de resgate está sendo realizada há dias. 

© Reuters

Annapurna, Himalaias

Em abril de 2010, o maior resgate da história aconteceu em Annapurna (o décimo pico mais alto do mundo), depois que três alpinistas espanhóis ficarem presos a 6.950 metros de altitude.

© BrunoPress

Annapurna, Himalaias

Os alpinistas foram transportados em segurança após o piloto e capitão Daniel Aufdenblatten largar corda do helicóptero e guiar Richard Lehner até o local e ajudar os alpinistas a descerem. Os dois depois ganharam prêmio de heroísmo.

© Reuters

Atacama, Chile

Um total de 33 mineiros chilenos enfrentaram uma grande provação, quando ficaram presos dentro da mina de San José, que desmoronou. O incidente ganhou repercussão mundial.

© BrunoPress

Atacama, Chile

Depois de ficarem presos por 69 dias, os mineiros foram resgatados com sucesso. O episódio foi imortalizado no filme 'Os 33', estrelado por Antonio Banderas e Rodrigo Santoro.

© BrunoPress

Porto Príncipe, Haiti

O terremoto, que atingiu de magnitude 7.0 na escala Richter, devastou a capital Porto Príncipe em 2010 e afetou a vida de milhões de pessoas. Um dos resgates mais surpreendentes ocorreu 15 dias após o terremoto.

© The Times/BrunoPress

Porto Príncipe, Haiti

Depois que um homem ouviu alguém gemendo sob uma pilha de escombros, equipes de resgate cavaram trincheira até encontrarem Darlene Etienne, de 16 anos, presa sob um pedaço de metal. A jovem disse que esteve consciente o tempo todo.

© BrunoPress

Nova York, EUA

No que foi considerada uma das aterrisagens em água mais bem-sucedidas da história, o piloto Chesley Burnett 'Sully' Sullenberger conseguiu pousar no rio Hudson com 150 pessoas a bordo.

© Reuters

Nova York, EUA

O pouso aconteceu minutos depois que o avião decolou do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, e foi atingido por um bando de gansos. Todos a bordo do avião sobreviveram e o incidente foi retratado no filme 'Sully - O Herói do Rio Hudson' (2016), protagonizado por Tom Hanks.

© Reuters

Apollo 13

'Houston, tivemos um problema aqui'. Como esquecer a frase icônica de John 'Jack' Swigert, dita pelo astronauta ao Centro de Controle da Missão da NASA depois que a tripulação da Apollo 13 ouviu um barulho de explosão?

© Wikimedia/Domínio Público

Apollo 13

Em abril de 1970, a tripulação, que tinha como missão chegar à Lua, foi surpreendida quando um tanque de oxigênio se rompeu. 

© Wikimedia/Domínio Público

Apollo 13

Os astronautas conseguiram reparar temporariamente o sistema de remoção de dióxido de carbono e pousar com segurança no Pacífico Sul. Essa história inspirou o filme de sucesso 'Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo' (1995).

© BrunoPress

Tehran, Irã

Em 1979, milhares de iranianos invadiram a embaixada dos EUA e levaram dezenas de americanos como reféns por 444 dias. No entanto, seis funcionários  conseguiram escapar da captura.

© Wikimedia/Domínio Público

Tehran, Irã

A CIA então elaborou um plano elaborado, que envolveu os seis funcionários. Eles fingiram estar produzindo o filme de ficção científica 'Argo' e procurando locações no Irã.

© Reuters

Tehran, Irã

Os funcionários da embaixada, que eram procurados pelo governo do Irã, conseguiram fugir do país com passaportes falsos. A história incrível foi levada para o cinema pelo ator e diretor Ben Affleck em 'Argo' (2012), longa que ganhou três Oscars.

© Reuters

Nova Orleans, EUA

Mais de 10 anos atrás, o furacão Katrina devastou Nova Orleans, matando mais de mil pessoas e deixando muitas outras desabrigadas.

© Reuters

Nova Orleans, EUA

A Guarda Costeira dos EUA trabalhou incansavelmente nos meses que se seguiram à trágica data de 25 de agosto de 2005. No final, mais de cinco mil socorristas salvaram mais de 33 mil pessoas. 

© Reuters

Texas, EUA

Jessica McClure tinha 18 meses de idade quando caiu em um poço no quintal de sua tia em 14 de outubro de 1987. Nas próximas 58 horas, equipes de resgate perfuraram o túnel para resgatar a criança.

© Wikimedia/Domínio Público

Texas, EUA

Toda a odisseia contou com cobertura ao vivo da CNN. O drama de dois dias terminou quando a bebê Jessica foi finalmente resgatada. Veja o resgate.

© iStock

Andes, Chile

Em 13 de outubro de 1972, um avião voando de Montevidéu, no Uruguai, para Santiago, no Chile, caiu nos Andes por causa do mau tempo. Vários passageiros  morreram e alguns sobreviventes tiveram que recorrer ao canibalismo.

© Wikimedia/Domínio Público

Andes, Chile

Nando Parrado e Roberto Canessa (foto) enfrentaram as montanhas para encontrar ajuda. Em 22 de dezembro, eles voltaram com uma equipe de resgate e as outras 16 pessoas chegaram ao hospital. A história inspirou o filme 'Vivos' (1993), estrelado por Ethan Hawke.

© Wikimedia/Domínio Público

Ilha de Nantucket, Atlântico Norte

Em 1956, o transatlântico de luxo italiano SS Andrea Doria colidiu com o navio MS Stockholm, enquanto transportava cerca de 1.700 pessoas.

© Wikimedia/Domínio Público

Ilha de Nantucket, Atlântico Norte

Os passageiros foram imediatamente evacuados para o MS Stockholm e para outros navios próximos que ouviram as chamadas de socorro. O Andrea Doria afundou e foram registradas 46 mortes. 

© Wikimedia/Domínio Público

Cabanatuan, Filipinas

Esta complexa missão da Segunda Guerra Mundial contou com a participação de 121 voluntários do Exército dos EUA, que salvaram mais de 500 prisioneiros de guerra aliados do campo de Cabanatuan, nas Filipinas.
(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Cabanatuan, Filipinas

Os soldados fizeram um ataque surpresa contra os japoneses em janeiro de 1945 e conseguiram libertar centenas de soldados.
(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Somália

Em 8 de abril de 2009, quatro piratas somalis tomaram o navio MV Maersk Alabama, capturando o capitão Richard Phillips e levando-o em um bote salva-vidas como refém. O pesadelo durou quatro dias.

© Wikimedia/Domínio Público

Somália

Em 12 de abril, atiradores da Marinha, que estavam em um navio de guerra americano dispararam contra os sequestradores depois de ver que o capitão estava em risco. O capitão Philips foi salvo. A história inspirou o filme 'Capitão Phillips' (2013), estrelado por Tom Hanks.

© Wikimedia/Domínio Público

Mundo Impressionante 09/07/18 POR Notícias Ao Minuto


Nos últimos dias, a notícia dos 12 meninos e um treinador de futebol que ficaram presos em uma caverna, na Tailândia, tem causado comoção mundial. A operação de resgate está sendo realizada há dias e a expectativa é que todos sejam salvos. Oito delas já foram resgatadas até esta segunda-feira (9).

PUB

Os primeiros quatro meninos foram retirados no domingo (8) e estão em bom estado de saúde, de acordo com as autoridades. Ainda não há informações sobre o estado dos outros quatro salvos hoje.

Na galeria a seguir, aproveitamos para relembrar outras histórias impressionantes de missões que salvaram vidas e que até inspiraram filmes.

Leia também: Brasileiro que dá aula para menino preso em caverna se assusta: 'Magro'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 8 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 8 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 10 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 9 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 10 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 9 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 9 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais Há 23 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'