Jovens brilham e França volta à final da Copa pela 1ª vez pós-Zidane

A classificação justamente com um gol de Umtiti premia uma geração que venceu o Mundial sub-20, em 2013, e lutava para mostrar sua eficiência no time principal

© REUTERS

Esporte COPA DO MUNDO 10/07/18 POR Folhapress

A França é a primeira finalista da Copa do Mundo disputada na Rússia. Após superar Argentina e Uruguai em oitavas e quartas, a equipe de Didier Deschamps venceu a Bélgica nesta terça-feira (10) por 1 a 0 e carimbou a vaga para o duelo final de domingo (15), em Moscou. É a primeira vez que o país decide um Mundial após a era Zidane, líder do título de 1998 e do vice de 2006.

PUB

A classificação justamente com um gol de Umtiti premia uma geração que venceu o Mundial sub-20, em 2013, e lutava para mostrar sua eficiência no time principal. Além do zagueiro nascido em 1993, Pogba, Areola e Thauvin também estavam na conquista.

O grupo promissor já havia mostrado seu valor em 2014, no Brasil, e criou enorme expectativa para a Eurocopa disputada em casa, em 2016. A derrota para Portugal por 1 a 0, no entanto, lançou questionamentos. A solidez na campanha da Rússia vem servindo para espantar possíveis críticas.

Outros jovens destaques da campanha que levou a França à final são Varane e Mbappé. O primeiro não chegou a disputar o Mundial sub-20 de 2013, mas é contemporâneo da geração. O segundo, com apenas 19 anos, já divide com Griezmann e Pogba os holofotes da equipe.

ESTRANGEIROS

Autor do gol que garantiu a vaga na final, Umtiti representa ainda uma equipe formada por 19 jogadores com alguma ligação com outras nações. Na miscigenada França, apenas o goleiro Lloris, o zagueiro Pavard e os atacantes Giroud e Thauvin não têm nenhuma conexão com outros países.

O zagueiro nascido em Camarões puxa a fila dos imigrantes. Além dele, Mandanda também não nasceu na França -é do Congo. Outros nasceram em territórios que pertencem ao país ou têm pais e avós em nasceram em outras nações.

Em 1998, no primeiro e único título mundial, Zidane já liderava a equipe multicultural. De origem argelina, o craque ainda tinha a companhia de Desailly, nascido em Gana, Patrick Vieira (Senegal), além de Lilian Thuram e Thierry Henry (ambos de Guadalupe).

DESCHAMPS

Capitão do time (na final) e responsável por erguer a taça há 20 anos, Didier Deschamps agora é o comandante dessa geração jovem, que terá a chance de repetir o maior feito do futebol em seu país. O tamanho da conquista de 1998 é tão grande que a seleção nunca conseguiu se desvencilhar totalmente dele.

Didier Deschamps, atual treinador, é um representante daquela geração, assim como Laurent Blanc, seu antecessor no cargo e zagueiro campeão do mundo.

Desde 1998, na verdade, só um único técnico da seleção francesa não fazia parte do time ou da estrutura extra-campo que foi campeã do mundo -Jaques Santini, técnico de 2002 a 2004. Com a ida para a final, a geração de Pogba, Griezmann e Mbappé tem a chance de finalmente dar o passo seguinte. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 48 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado