Deputado tucano quer que PGR apure atuação de Favreto e trio do PT

Parlamentar alega que petistas e desembargador podem ter agido para 'embaraçar a integridade do Judiciário'

© Reuters

Política IMBRÓGLIO 10/07/18 POR Folhapress

O deputado Rocha (PSDB-AC) entrou com representações no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e na PGR (Procuradoria-Geral da República) e pediu que sejam analisadas as condutas do juiz federal Rogério Favreto, do TRF-4, e dos três deputados do PT, Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP), durante a batalha jurídica do domingo (8) em torno de uma possível soltura do ex-presidente Lula.

PUB

Segundo Rocha, que pede, inclusive, a quebra de sigilo telefônico e de correspondência dos quatro, Favreto pode ter agido junto com os petistas para "embaraçar a integridade do Judiciário" ao acatar o habeas corpus elaborado por eles e determinando a liberdade do ex-presidente.

+ STJ nega habeas corpus a Lula e aponta incompetência de desembargador

Nas peças, protocoladas no CNJ e na PGR nesta terça-feira (10), o tucano pede que os órgãos analisem "a conduta dos representados" e aplique "sanções disciplinares que se fizerem cabíveis".

O direito de peticionar um habeas corpus é constitucional e, segundo os deputados petistas, todo o processo foi feito dentro da legalidade.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, eles sabiam que Favreto, crítico ao juiz Sergio Moro e amigo de Pimenta de longa data, seria o plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região no fim de semana do dia 8 de julho, e trabalharam para elaborar um recurso que fosse avaliado necessariamente por ele na corte.

Garantem, porém, que não houve nenhuma conversa com Favreto sobre o assunto. "Fizemos tudo de forma legal e nos prazos", diz Teixeira. "Qualquer um com dois neurônios faria isso [protocolaria um pedido ao saber que um juiz que poderia ter opinião favorável à causa estaria no plantão", completa Pimenta.

Quanto ao pedido de quebra de sigilo, pela lei, a relação entre advogado e cliente é inviolável, e Damous compõe a defesa de Lula. Dessa forma, a medida não teria efeito.

No domingo (8), Favreto decretou a soltura de Lula para, em seguida, ter sua autoridade questionada por Moro. O juiz de Curitiba disse que a Polícia Federal não poderia cumprir a ordem do desembargador do TRF-4, que não tinha competência para julgar o caso. Em seguida, o relator da Lava Jato na segunda instância, João Pedro Gebran Neto, determinou que a PF não soltasse o ex-presidente.

Favreto insistiu na ordem de soltura, mas o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, deu a palavra final no caso: Gebran, como relator da Lava Jato no tribunal, teria a prerrogativa de decidir sobre o assunto, ainda que a situação tenha ocorrido em um plantão. Com isso, Lula permaneceu na prisão. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico