Michele Obama indignada com sequestro de meninas na Nigéria

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, disse estar indignada com o caso das 200 adolescentes sequestradas na Nigéria pela milícia radical islâmica Boko Haram. O presidente Barack Obama, que toda semana faz um discurso ao país, cedeu o espaço à esposa, pela primeira vez na história americana.

© DR

Mundo Primeira-dama 10/05/14 POR Agência Brasil

Mãe de duas adolescentes, Michelle disse que ela e o presidente sentem “indignação” em relação ao episódio. “Essas jovens, Barack e eu vemos as nossas filhas. Vemos as suas esperanças, os seus sonhos e só podemos pensar na angústia que os pais podem estar sentindo neste momento”, destacou a primeira-dama. O pronunciamento antecede o Dia das Mães, celebrado amanhã em várias partes do mundo.

PUB

Michelle Obama disse também que a coragem das adolescentes deve servir de inspiração para que outros jovens se comprometam com a própria educação e peçam ações para que todos tenham acesso a ela. O grupo Boko Haram, que é contrário à educação das mulheres, ameaçou publicamente vender e escravizar as garotas.

A primeira-dama lembrou que outras jovens vivem situações semelhantes em outras partes do mundo. "O que se passou na Nigéria não é um incidente isolado, é uma história que sofrem todos os dias jovens em todo o mundo que arriscam as suas vidas para cumprir as suas ambições", disse.

Michelle Obama recordou o caso da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada em outubro de 2012 por extremistas muçulmanos, por defender o direito universal à educação. Malala visitou a Casa Branca e falou na Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado.

"Quando a conheci pude sentir a sua paixão e determinação, enquanto me contava que a educação para outras jovens ainda é a missão da sua vida", afirmou a primeira-dama, lembrando que há mais de 65 milhões de garotas no mundo sem escolarização.

Na terça-feira (6), o presidente Barack Obama disse que faria “todo o possível” para ajudar a Nigéria a procurar as adolescentes. O governo dos Estados Unidos anunciou que enviaria militares para apoiar as autoridades nigerianas no resgate.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo agora mesmo

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

politica PL-MT Há 9 Horas

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

brasil Estrela Há 8 Horas

Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa cota de inundação

fama VIIH-TUBE Há 8 Horas

Viih Tube terá chá revelação 'discreto' após tragédia no RS

lifestyle Signos Há 10 Horas

Querem tudo para eles! Conheça os signos mais gananciosos do zodíaco

tech Fotogaleria Há 10 Horas

Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens

fama TV-GLOBO Há 8 Horas

Mais um repórter da Globo é hostilizado com gritos de 'Globo lixo'; assista

justica Santos Há 10 Horas

Armamento furtado de batalhão da PM em Santos é encontrado na casa de policial