4 dicas para tirar a chupeta do bebê sem traumas

além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de sapinho, de otite média e de alterações do palato

© iStock

Lifestyle Missão 11/07/18 POR Notícias Ao Minuto

Os bebês possuem a necessidade fisiológica da sucção, a denominada sucção não nutritiva, desde o nascimento. Por esta razão, o bebê pode querer passar muito tempo sugando o seio da mãe e alguns pais, nesta fase, optam por administrar a chupeta. Apesar de dar um conforto aos pais, a chupeta pode causar alguns problemas, principalmente quando administrada antes do estabelecimento da amamentação.

PUB

O Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), desaconselha o uso de chupeta, mamadeira e bicos artificiais pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento. "Crianças que chupam chupetas, em geral, são amamentadas com menos frequência, o que pode comprometer a produção de leite. Embora não haja dúvidas de que o desmame precoce ocorre com mais frequência entre as crianças que usam chupeta, ainda não são totalmente conhecidos os mecanismos envolvidos nessa associação", indica o manual pró-aleitamento materno. "Além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações do palato. A comparação de crânios de pessoas que viveram antes da existência dos bicos de borracha com crânios mais modernos sugere o efeito nocivo dos bicos na formação da cavidade oral", explica.

+ Aprenda a preparar uma sopa de feijão especial para as crianças

As crianças acabam se apegando emocionalmente à chupeta, pois ela funciona como um substituto do peito materno. Este comportamento faz com que a retirada da chupeta seja um momento muito complicado para pais e crianças, na maioria dos casos. Em entrevista ao site 'Dicas de Mulher', a pediatra do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria Nathália Sarkis aponta quatro dicas para que os pais tenham sucesso em retirar o objeto:

- Recorra a outros objetos, como chocalhos e mordedores.

- Mantenha o aleitamento materno, pois como o bebê tem uma necessidade fisiológica de sucção, a amamentação irá suprir essa necessidade.

- Dê carinho e atenção, tente acalmar a criança com conversas ou "ninando".

- Recorra a músicas calmas e/ou atrativas para acalmar ou entreter o bebê.

É muito importante ressaltar que a retirada da chupeta não deve ser feita de forma abrupta, pois isso pode gerar traumas na criança. “Eles (os pais) podem permitir o uso da chupeta em momentos específicos do dia, como antes de dormir ou durante episódios de doença”, finaliza a pediatra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes