Usinas priorizam etanol e despenca produção de açúcar no país

Apenas 37% das 45,31 milhões toneladas de cana da última safra foram usados para fabricar o adoçante

© PixaBay

Economia Negócio 11/07/18 POR Folhapress

A produção de açúcar caiu 23,69% na segunda quinzena de junho nas usinas instaladas no centro-sul do país. É o que mostra relatório da safra 2018/19 produzido pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e divulgado nesta quarta-feira (11).

PUB

Das 45,31 milhões de toneladas de cana processadas pelas usinas, apenas 37,67% foram destinadas à produção de açúcar. No mesmo período da safra passada, 50,52% da cana tinha como destino a fabricação do açúcar.

Isso ocorreu porque as usinas priorizaram a produção de etanol, que teve alta de 30,44% e alcançou 2,35 bilhões de litros, ante 1,80 bilhão na segunda quinzena de junho na safra 2017/18.

O etanol hidratado -usado diretamente no abastecimento de veículos nos postos- teve crescimento ainda mais acentuado, de 60,18% em comparação à safra passada. Foram produzidos 1,55 bilhão de litros.

"Os dados levantados reforçam a tendência observada nas quinzenas anteriores e indicam a preferência das empresas pela fabricação de etanol", disse o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.O crescimento na produção de etanol é visível desde o início da atual safra, em abril. Até 30 de junho, foram produzidos 7,77 bilhões de litros de álcool hidratado, o que significa um aumento de 76,36% na produção.

Já o etanol anidro -misturado à gasolina- cresceu 2,06% e atingiu 3,29 bilhões de litros produzidos. A fabricação de açúcar, por sua vez, caiu 12,10%, com 9,75 milhões de toneladas.

A safra da região centro-sul chegou a 222,57 milhões de toneladas moídas nas usinas até junho, 11,60% de crescimento com a safra anterior. A maioria das usinas deve terminar a moagem até dezembro –o ano-safra no setor vai de abril de um ano a março do ano seguinte.

NOS POSTOS

A alta produção de etanol se deve aos preços mais favoráveis para as usinas em comparação com a remuneração obtida com o açúcar.

Foram vendidos pelas usinas na segunda quinzena de junho 2,52 bilhões de litros de etanol no mercado nacional. A comercialização do hidratado cresceu 47,80% em relação a 2017.

Para o consumidor, compensa abastecer com etanol quando o preço é inferior a 70% ao da gasolina. Desde maio, o combustível derivado da cana está em patamar inferior a isso.

De acordo com a Unica, o crescimento na produção de etanol hidratado não oferece riscos em relação ao armazenamento, pois as usinas têm capacidade de manter 16 bilhões de litros e os dados indicam que menos de 35% dessa produção está estocada atualmente.

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula