Confrontos na Nicarágua deixam 10 mortos em várias cidades

Porta-voz da Conferência Episcopal foi atacado por governistas

© Oswaldo Rivas/Reuters

Mundo Violência 16/07/18 POR ANSA

A Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos (ANPDH) confirmou a morte de 10 pessoas no último domingo (15), durante confrontos entre forças pró-governo e de oposição. Entre as vítimas, seis são civis e quatro são membros do Batalhão de Choque. As informações são do portal local "100% Noticias".

PUB

De acordo com o secretário executivo da entidade, Álvaro Leiva Sánchez, as vítimas foram registradas em Catarina (duas), Diriá (duas) e Masaya, onde morreram dois civis e quatro policiais.

"Eu faço um apelo à Conferência Episcopal, ao escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e a todos os demais órgãos do setor que se atentem à situação das localidades de Monimbó e Masaya, que estão sob ataque de forças que usam armas de alto calibre contra os cidadãos", disse Sánchez.

Ataque à Igreja Católica

O jornal nicaraguense "Nuovo Diario" relata que uma multidão de manifestantes pró-governo atacou a tiros o veículo em que o monsenhor Abelardo Mata, bispo da Diocese de Estelí e porta-voz da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), viajava.

Segundo o jornal, Mata foi interceptado por um grupo de pessoas que danificaram seu veículo enquanto gritavam palavras como "assassino", "golpista" e "criminoso". O religioso, segundo testemunhas, conseguiu fugir e suas condições físicas são boas.

O bispo é um dos mediadores da CEN no diálogo entre o governo do presidente Daniel Ortega e o grupo Aliança Cívica pela Justiça e Democracia para solucionar um conflito que já registra ao menos 351 mortos.

Os confrontos na Nicarágua começaram por causa de uma reforma previdenciária do governo Ortega, que comanda o país desde 2007, mas continuaram após o presidente desistir do projeto e agora criticam sobretudo o regime opressivo do líder sandinista.

O diálogo de paz, mediado pela Igreja, já foi interrompido diversas vezes por causa da violência contra manifestantes. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 20 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 20 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 22 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 13 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 21 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 22 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada