Negócio social e supermercado lançam produtos sem desperdício

Grupo Carrefour, rede internacional de supermercados, investiu € 320 mil (cerca de R$ 1,45 milhão) por meio de sua fundação na iniciativa

© Regis Duvignau / Reuters

Economia Negócio 17/07/18 POR Folhapress

"Eu sonho em 2020 ter uma gôndola de produtos, que os clientes cheguem e identifiquem: 'Essa é a gôndola Gastromotiva." O sonho de David Hertz, fundador do negócio social que capacita jovens de baixa renda em curso profissionalizante em gastronomia para ingresso no mercado de trabalho, ganhou, no início de julho, mais um passo para se tornar realidade.

PUB

O Grupo Carrefour, rede internacional de supermercados, investiu € 320 mil (cerca de R$ 1,45 milhão) por meio de sua fundação na iniciativa, que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Dentro desse valor está a criação de um laboratório de inovação para pesquisa e desenvolvimento de receitas que façam o aproveitamento total dos alimentos.

"Desde que assumimos o projeto do Refettorio [restaurante-escola que utiliza ingredientes excedentes], entendemos melhor o que é o desperdício de alimento. Isso ampliou a missão da Gastromotiva", explica Hertz. "Vimos que o desperdício é muito maior do que podíamos imaginar. Uma coisa é ver os números, outra é receber [os alimentos]."

+ País deixa de criar 80% das vagas previstas

Com o projeto, o empreendedor social viu uma forma de sustentabilidade financeira por meio da venda desses produtos. O Carrefour, que já era um parceiro em cursos de formação, entrou na cozinha para ampliar essa oferta.

O que era feito de maneira artesanal, ganha agora o conhecimento técnico da rede na pesquisa e desenvolvimento de produtos. "Além de ajudar a desenvolver o produto, vamos levar todo nosso aparato técnico", diz Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour.

"Vamos atrelar o programa de voluntariado dos nossos profissionais nas áreas mais técnicas, desde desenvolvimento de produto, marketing e comunicação, logística, segurança alimentar, sabor diferenciado, textura até qual melhor embalagem, que gere menos resíduo."

Segundo ele, a linha será inicialmente distribuída em emporiums locais no Rio, mas a ideia é que chegue às lojas da rede, com 100% do lucro revertido à Gastromotiva.

ESCALA

Além da linha de produtos, a parceria se renova para ampliar a escala do trabalho do negócio social. Por meio de vídeos online, os cursos poderão chegar a diferentes partes do país. "Com o laboratório de inovação, começamos a sistematizar receitas que saem daqui e podem ser compartilhadas", afirma Hertz. "Ainda há preconceito e necessidade de exemplo de como combater os desperdícios."

Para Pianez, o laboratório chega também para desenvolver novas formas de distribuir a educação alimentar. "É um espaço aberto de pensamento e de estruturação de iniciativas para fazer com que alimentação seja vetor de inclusão social." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 19 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 18 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 21 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 20 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 21 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens