Metrô do Japão usa músicas para acalmar passageiros e evitar acidentes

Metrô do Japão usa músicas para acalmar passageiros e evitar acidentes

© REUTERS/Kimimasa Mayama

Mundo Tóquio 17/07/18 POR Folhapress

Nos trens de cidades como Tóquio e Osaka, no Japão, o aviso de portas fechando vem em forma de música. Em vez de um apito agudo, são tocadas melodias curtas e agradáveis, elaboradas sob encomenda para acalmar os passageiros na hora do rush.

PUB

As canções duram sete segundos cada, tempo considerado o mais efetivo para gerar um efeito relaxante. Este também é o intervalo ideal para que o embarque seja concluído e o trem possa partir sem atrasos.

Estes jingles, chamados de "hassha merodii", começaram a ser implantados em Tóquio em 1989. Seu objetivo é avisar que a composição vai partir, mas sem criar ansiedade.

Um estudo realizado em 2008 apontou que, após a adoção das melodias, houve uma queda de 25% no número de acidentes causados pela pressa dos passageiros, como correr para entrar num trem que está prestes a fechar as portas.

"Quero que os passageiros fiquem felizes", disse Minoru Mukaiya, 61, criador das "hassha", em entrevista à agência AFP.

Mukaiya compôs mais de 170 jingles para várias linhas de trem e de metrô no Japão. Ele mantém uma conta no Twitter, com 33 mil seguidores, e segue desenvolvendo novas melodias.Algumas das músicas lembram trilhas de animes, de jogos de video-game, vinhetas de TV ou os antigos toques polifônicos de celular. O vídeo abaixo traz várias delas.

Ao longo dos anos, foram sendo criadas composições diferentes para cada uma das paradas, que levam em conta fatores como a arquitetura e a história dos bairros. Ao partir de Shibuya, por exemplo, em um dos sentidos o trem precisará subir uma elevação para chegar à próxima estação. Assim, a melodia dela tem som em ordem crescente.

Em Takadanobaba, área retratada no desenho "Astro Boy", há uma composição inspirada na abertura da série. A ideia é que a soma dos sons de cada parada de uma mesma linha tenham coerência e formem uma espécie de música única ao longo da viagem.

O metrô de Tóquio é um dos mais cheios do mundo e transporta diariamente cerca de 8 milhões de pessoas. Como comparação, o metrô de São Paulo recebe em média 3,7 milhões de passageiros por dia.Na capital paulista, a adoção de músicas em trens e estações gera polêmica na cidade. A experiência japonesa mostra que usar o som de forma pontual pode ser mais interessante do que tocar canções aleatórias em tempo integral. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte