Calheiros diz apoiar candidatura de Lula e critica Meirelles

"A candidatura do Meirelles ficaria muito bem para o banco de Boston, jamais para a Presidência", disse o senador

© Reuters

Política Senadores 17/07/18 POR Folhapress

Reforçando oposição à candidatura de Henrique Meirelles (MDB) à Presidência, o senador Renan Calheiros (MBD) afirmou a jornalistas nesta terça-feira (17) que apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. 

PUB

"Eu apoio o presidente Lula pelas convicções que tenho da inocência dele. A candidatura do Meirelles ficaria muito bem para o banco de Boston, jamais para a Presidência. Ele não é originário do PMDB, é originário da JBS, um candidato do sistema financeiro", disse. 

O senador participou de uma diligência da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, junto a outros quatro parlamentares, na cela do ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR).

+ DEM quer alterar regra que torna inelegível quem substituir presidente

Calheiros disse considerar que a candidatura de Meirelles, com cerca de 1% das intenções de voto, dificulta o desempenho do MDB nos estados. "Candidatura à Presidência não adianta enganação, fantasia. Ou você tem candidato ou não. Nunca cruzei com Meirelles nos corredores do partido. Não dá para aceitar essa importação, não somos um centro de inseminação in vitro."

O senador afirmou que é fundamental que opositores de Meirelles se juntem na convenção nacional para impedir a candidatura do ex-ministro e evitar a transformação do MDB em uma legenda de aluguel. "Temos de nos preocupar em reconstruir o MDB no pós-Michel Temer, um governo tenebroso", disse.

Calheiros também defendeu que Lula foi condenado sem provas e que é um preso político, o que se confirmaria pelo bom desempenho do ex-presidente nas pesquisas de opinião. "[A visita] significa, sobretudo, a solidariedade de todos nós ao presidente Lula, por tudo o que ele representa para o nosso país e para cobrarmos que o processo siga o rito da legalidade.

"Além de Calheiros, suplente na CCJ, também encontraram-se com Lula os senadores Edison Lobão (MDB), Roberto Requião (MDB), Jorge Viana (PT) e Armando Monteiro (PTB). Eles disseram que também realizaram a diligência em outras celas e que falaram com o ex-ministro Antônio Palocci e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 20 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 18 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 13 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 15 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 20 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 13 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 16 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 19 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 22 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário