Bioplastia: entenda o que é a técnica que matou a bancária no RJ

Plástica sem cirurgia é uma das novas promessas da estética

© iStock

Lifestyle ALERTA 18/07/18 POR Notícias Ao Minuto

Plástica sem cirurgia e com resultados rápidos, esta é a promessa tentadora da bioplastia, nova técnica da estética que ganhou muitos adeptos. Popularizado na internet, a bioplastia apela àqueles que consideram a técnica mais segura, por não precisar de cirurgia, mas o resultado pode ser trágico, como o da bancária Lilian Calixto, de 46 anos, que faleceu de embolia pulmonar após aplicar silicone nas nádegas na casa de um médico. O suspeito de fazer a aplicação de polimetilmetacrilato, chamada de PMMA ou metacril, Denis César, está foragido.

PUB

+ Namorada do médico conhecido por 'Doutor Bumbum' é presa no Rio

Segundo o site Gazeta On Line, a bioplastia é a técnica de injeção de substâncias no corpo com fim de remodelação. “Pode ser feita no corpo ou no rosto. É um método seguro, mas precisa ser feito por um especialista reconhecido. No caso do PMMA, o uso é restrito para alguns casos, como para correções em pacientes com doença imunodepressora”, explica o cirurgião plástico Janes Depizzol. Já a aplicação em coxas ou glúteos não é recomendada pela Sociedade de Dermatologia e Cirurgia Plástica.

+ Especialistas alertam para aumento de plasticas na adolescência

A modelo Andressa Urach sofreu uma infecção grave e ficou internada em estado grave por vários meses, em 2014, após aplicar o PMMA nos glúteos. Segundo o cirurgião plástico Adriano Batistuta, substâncias como PMMA se misturam com gordura e tecidos, o que dificulta a retirada em caso de complicação. “Pode acontecer, com o passar dos anos, às vezes até sete, oito anos depois, a chamada reação de corpo estranho, quando o organismo tenta expulsar a substância”, cita Depizzol. Infecções, alergias e necroses são alguns dos riscos que os pacientes correm ao injetar a substância e os procedimentos estéticos devem ser feitos em clínica ou hospital, com profissionais capacitados e com toda a assistência.

O PMMA é aprovado pela Anvisa para fins medicinais, não estéticos. É o caso de pacientes de Aids, que podem apresentar deformações no rosto ou no corpo, devido à doença. Os únicos profissionais capacitados para realizar o procedimento são cirurgião plástico ou dermatologista, desde que em ambiente hospitalar ou clínico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula