Governo de Montenegro responde a acusações feitas por Trump

"A amizade e aliança entre o Montenegro e os Estados Unidos é forte" diz o governo montenegrino através do comunicado.

© REUTERS/Tatyana Zenkovich/Pool

Mundo diplomacia 19/07/18 POR Notícias Ao Minuto

O Governo de Montenegro divulgou um comunicado nesta quinta-feira(19), em que responde às declarações feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump, ao canal de TV 'Fox News'.

PUB

No comunicado o país se define como "um Estado estabilizador na região, o único que não foi palco de combates durante a desintegração da ex-Iuguslávia" se referindo aos conflitos ocorridos na década de 90 que provocaram a morte de mais de 130 mil mortos na região.

"O país acolheu e protegeu 120.000 pessoas afetadas" por esses conflitos, foi "o primeiro a resistir ao fascismo" completa o Governo montenegrino.

Segundo a agência France-Presse (AFP), o comunicado ainda cita as "amizades" que o país conquistou, mesmo defendendo os "interesses nacionais com ousadia".

Em tom amigável o Governo de Montenegro ainda acrescenta que "como resultado, a amizade e aliança entre o Montenegro e os Estados Unidos é forte e inalienável".

Entenda o caso

Em entrevista à rede de televisão norte-americana Fox News, veiculada na última quarta-feira (18), Donald Trump afirmou que a "população muito agressiva" de Montenegro pode desencadear uma "Terceira Guerra Mundial".

"Você sabe, Montenegro é um minúsculo país com pessoas muito fortes. Eles são um povo muito agressivo, eles podem ficar agressivos e — parabéns — você está na Terceira Guerra Mundial", afirmou o presidente norte-americano sorrindo.

O país virou pauta da entrevista quando o apresentador do programa da Fox News, Tucker Carlson, questionou Trump sobre a adesão de Montenegro à Otan. O pequeno país europeu, que é ex-república da Iuguslávia, e só se separou da Sérvia em 2006.

O perigo de conflito que Trump levanta na entrevista tem a ver com o artigo 5 da cláusula de defesa comum da Otan. Este artigo estabelece que um ataque a um país membro, é um ataque contra todos. Ou seja, se algum país atacar Montenegro, os EUA que também são membros da organização, também se declaram agredidos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)