Quino veta uso de Mafalda contra Lei do Aborto

O cartunista diz que não autorizou o uso da imagem de sua criação com o lenço azul

© Enrique Marcarian/Reuters

Mundo Argentina 21/07/18 POR Folhapress

O cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda, lançou um comunicado nas redes sociais pedindo que não se use a personagem na campanha anti-Lei do Aborto.

PUB

O senado argentino votará no próximo dia 8 se aprova ou não a interrupção da gravidez até a 14ª semana, e há dois grupos de ativistas em campanha no país.Em Buenos Aires é comum ver lenços verdes e azuis serem vendidos nas ruas.

+ Pablo Casado é eleito presidente do Partido Popular da Espanha

Os que estão a favor da aprovação usam lenços e bandanas verdes, os que estão contra, um lenço azul celeste, cor da bandeira argentina.

Recentemente, o segundo grupo divulgou imagens de Mafalda usando no pescoço um lenço azul no qual se lê o slogan de sua campanha: "salvemos as duas vidas".Nas redes sociais também está sendo divulgada frase atribuída a Quino em que diz estarem usando sem sua permissão a imagem de sua personagem na campanha de legalização do aborto. "Mafalda estará sempre a favor da vida, não coloquem nela, portanto, um lenço verde, porque sua cor é a celeste", diz o texto.

Quino, que acaba de completar 86 anos, falou ao Clarín sobre o assunto na quinta (19) e divulgou comunicado nas redes sociais.

"Difundiram imagens de Mafalda com o lenço azul, que simboliza a oposição à lei de interrupção voluntária da gravidez. Não a autorizei, não reflete minha posição e solicito que seja removida. Sempre acompanhei as causas de direitos humanos em geral, e a dos direitos da mulher em particular, a quem desejo sorte em suas reivindicações", diz.

Na conta de Mafalda no Twitter, também na quinta (19), divulgou-se esclarecimento de que Quino nunca autorizou o uso da imagem da personagem por campanhas antiaborto. "Quino não se manifestou nem a favor nem contra a legalização do aborto", afirmou a mensagem.

Em 2014, nas comemorações de 50 anos de criação da personagem que odeia sopa, Quino, nome assinado pelo cartunista Joaquín Salvador Lavado, disse que sua criatura é porta-voz de suas ideias.

"As ideias que Mafalda propaga são as minhas, e eu não sou um homem feliz, vendo tudo que acontece no mundo. Estou bastante amargurado e transmiti à minha personagem as amarguras que eu sinto", disse ele então.

Filha mais velha de uma família de Buenos Aires, a personagem de tirinhas mais célebre da Argentina estampou publicações de 1964 a 1973. Em suas histórias, a menina sempre tinha opinião sobre tudo.Mafalda protestava contra os pais e outros adultos, colocando ordens em questão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 19 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 18 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 19 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 12 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 11 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 17 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 17 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 17 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 17 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos