Exército apoia campanha de vacinação contra sarampo em Manaus

O plano teve início na última segunda-feira (16) e prossegue nos finais de semana

© Altemar Alcantara/Semco

Brasil saúde 21/07/18 POR Notícias Ao Minuto

O Exército está nas ruas de Manaus para ajudar na campanha de vacinação contra o sarampo neste fim de semana. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que apoia a campanha no bairro Jorge Teixeira, escolhido por ser um dos mais populosos da capital, pela grande quantidade de ocorrências da doença e pelas dificuldades logísticas. Na última quarta-feira (18), traficantes impediram o acesso de agentes de saúde ao bairro.

PUB

Segundo o CMA, a solicitação de apoio ao Exército Brasileiro veio logo após o município decretar situação de emergência, no dia 3 deste mês, como consequência do surto de sarampo. “As equipes de divulgação realizarão atividades de panfletagem e de informação, reforçando as orientações à população sobre a vacinação contra o sarampo, e, também, indicando os postos mais próximos que estarão no aguardo para a imunização”, diz o comando.

+ Pane de radares ainda afeta aeroportos de São Paulo

Segundo a Prefeitura de Manaus, hoje (21) e amanhã (22), equipes de imunização também percorrerão ruas da cidade, das 8h às 13h, realizando “varreduras” vacinais, ação da segunda etapa do Plano de Intensificação do Combate ao Sarampo.

O plano teve início na última segunda-feira (16) e prossegue nos finais de semana.

“Durante a semana, fazemos esse trabalho das 15h às 20h porque são maiores as chances de encontrarmos as pessoas em casa, já tendo voltado do trabalho. Sabemos que, para essas famílias, é mais difícil irem às unidades de saúde, razão pela qual estamos indo até elas para vacinar”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, em nota.

Segundo a prefeitura, o objetivo das varreduras é analisar a situação vacinal dos moradores dos três bairros considerados prioritários por registrarem a maior incidência de notificações e/ou confirmações de casos de sarampo na cidade: Jorge Teixeira, e Cidade Nova e Novo Aleixo.

A meta é que, até o fim do mês de agosto, as equipes tenham feito a avaliação da situação vacinal de 204.139 pessoas, em 110.198 imóveis, e a atualização da tríplice viral.

Segundo a prefeitura, o público-alvo são crianças a partir dos seis meses a adultos até 49 anos. Dados da Secretaria de Saúde municipal estimam que a população nessa faixa etária seja de 724.028 pessoas e que, aproximadamente, 40% ainda não tenha sido imunizadas contra o sarampo.

Neste final de semana, a vacinação gratuita ocorre das 8h às 17h. Quem portar a caderneta de vacinação, deve apresentá-la, mas os cidadãos que não tiverem o documento também serão imunizados, conforme as orientações da faixa etária disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Balanço do ministério confirma 677 casos da doença, que é transmitida de forma similar à gripe, por vias respiratórias. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia