Índio da Costa ao lançar candidatura: 'Antes só do que mal acompanhado'

Negociações partidárias da última semana fizeram com que ele perdesse o esperado apoio do PRB, além de, provavelmente, não poder mais contar com os tucanos

© DR

Política rio de janeiro 21/07/18 POR Folhapress

O deputado federal Índio da Costa (PSD) oficializou sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro neste sábado (21) afirmando ser melhor estar "só do que mal acompanhado".

PUB

As negociações partidárias da última semana fizeram com que ele perdesse o esperado apoio do PRB, do prefeito da capital, Marcelo Crivella. E com a adesão do centrão ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), a tendência é que os tucanos apoiem o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

"Tem um velho ditado que deve pautar todos os acordos políticos nesse novo tempo. Antes só do que mal acompanhado", afirmou em discurso na convenção do PSD.

Índio contudo, não criticou o PSDB e Crivella. Seus ataques foram direcionados a Paes, que até este fim de semana tentava atrair o PSD para sua aliança.

"Estamos abertos para todos os partidos que não representem o atual governo, nem o seu modelo. [...] Eles [grupo de Paes] fizeram de tudo para que eu estivesse na aliança com eles, e obviamente que isso não tinha nenhuma hipótese de isso acontecer", afirmou o deputado, ex-secretário da gestão de Paes e de Sérgio Cabral (MDB).

+ Bolsonaro irozina aliança de centrão com Alckmin: 'Tudo que não presta'

O PRB decidiu apoiar o ex-governador Anthony Garotinho (PRP). Ex-secretário de Infraestrutura da gestão Crivella até março, ele afirma que nunca teve a garantia de apoio do prefeito.

"Não há rompimento. Há uma relação de amizade e respeito. Política é política. O PRB escolhe o rumo dele. Cada um está fazendo que entende ser o mais importante para o Rio de Janeiro", disse o candidato do PSD.

Índio perdeu o apoio de Crivella ao afirmar que o prefeito errou no caso da reunião com pastores no Palácio da Cidade, em que é acusado de ter oferecido privilégios a evangélicos no acesso a serviços públicos.

Ainda que tenha sido contrário ao impeachment, o posicionamento o afastou do palanque do prefeito.

Índio fez um discurso com foco na segurança pública. Privilegiou a defesa de policiais e adotou uma linha de rigor no combate ao crime.

"Uma criança ou um velho, ou uma pessoa de qualquer idade, portando um fuzil, escolheu estar em guerra. Vai ser preso. E se partir para o enfrentamento, vai sofrer as consequências. E o governador vai estar ao lado do policial no momento de qualquer atitude que tenha", declarou Índio.

É a primeira vez que Índio disputa o governo do estado. Em 2016, ele ficou em quinto lugar na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 9% dos votos válidos. No 2º turno, apoiou Crivella. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 2 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Miami Há 6 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

politica CHUVA-RS Há 5 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 66 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama MADONNA-AMORES Há 23 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

fama MADONNA-RIO Há 5 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama PAULO-GUSTAVO Há 1 Hora

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Bruce Willis Há 6 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

esporte Fórmula 1 Há 21 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º