Hamilton aproveita erro de Vettel e vence GP da Alemanha

Inglês se beneficia da virada de tempo e agora tem 17 pontos de vantagem no campeonato

© Wolfgang Rattay/Reuters

Esporte retoma a liderança 22/07/18 POR Folhapress

A temporada da Fórmula 1 sofreu nova reviravolta neste domingo (22). Em um momento no qual a Ferrari e Sebastian Vettel apresentavam um desempenho maduro e ameaçavam controlar o campeonato, um erro do alemão recolocou a Mercedes e Lewis Hamilton na liderança. Com uma corrida de recuperação ao sair da modesta 14ª colocação para o primeiro lugar, o britânico venceu o Grande Prêmio da Alemanha e voltou à o ponta da temporada.

PUB

A vitória veio como resultado da sorte e ousadia. Hamilton recusou a ordem da Mercedes de parar nos boxes, provavelmente para colocar pneu de chuva, e segurou "no braço" a primeira colocação. Pressionado pelo companheiro Valtteri Bottas, que tinha o carro sustentado por compostos adequados à pista molhada, o britânico sustentou a liderança e caminhou para abrir vantagem no campeonato.

+ Neymar se apega ao filho e mostra 'perfil família' após Copa

Vice-líder ao chegar à Alemanha, Hamilton alcançou 188 pontos e subiu para o primeiro lugar. Com o abandono ao colidir o carro contra o muro enquanto liderava a prova deste domingo, Vettel tem 171 pontos nesta metade de temporada.

VETTEL LARGA BEM, E HAMILTON SOFRE "NO BOLO"

Desde o sábado (21), o alemão tetracampeão mundial sabia que seria pressionado por Valtteri Bottas assim que as luzes vermelhas apagassem. Mesmo com a boa largada do finlandês da Mercedes, Vettel se sustentou na liderança e ainda abriu confortável vantagem em relação ao concorrente.

Vettel fechou a "porta" na primeira curva, e Bottas optou por uma direção mais conservadora para sustentar a posição na largada. Enquanto isso, Raikkonnen segurou Max Verstappen e também se manteve no bloco da frente.

Lewis Hamilton, principal concorrente de Vettel pelo título mundial, acabou preso no bloco intermediário nas primeiras voltas em Hockenheim. O britânico subiu apenas duas posições nos três primeiros contornos no circuito.

CORRIDA DE RECUPERAÇÃO

O início lento atrapalhou, mas Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação na Alemanha. A partir da quinta volta, o vice-líder do campeonato se impôs sobre os carros do bloco intermediário e não demorou a alcançar o grupo que disputava o pódio. Na metade da prova, o inglês já aparecia no quinto lugar e vislumbrava uma melhor sorte após largar em 14º.

Assim como Hamilton, Daniel Riccardo também mostrou reação ao sair apenas em 19º. Na 20ª volta, o australiano aparecia na zona de pontuação, mas a sorte atrapalhou o competidor da Red Bull. O novo motor falhou, e o quarto colocado na temporada abandonou a corrida. "Perdi potência, tem alguma coisa errada", disse no rádio ao encostar o carro.

"ISSO É BOBO, ESTOU PERDENDO TEMPO"

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proíbe o jogo de equipe; embora, obviamente, todos façam. Entretanto, neste domingo (22), a Ferrari tratou de driblar as regras, após muita reclamação de Sebastian Vettel.

O alemão voltou atrás de Kimi Raikkonen, que liderava a prova, e cobrou a troca de posição. Vettel mostrou irritação, enquanto o finlandês ignorava o melhor ritmo do companheiro de Ferrari. "Isso é bobo, estou perdendo tempo", disse o tetracampeão pelo rádio.

CHUVA CHEGA, E VETTEL ERRA FEIO

Mesmo contrariado, Raikkonen cedeu a liderança para Vettel, que tinha pista livre para ditar o ritmo da prova e conquistar a segunda vitória consecutiva na temporada. Contudo, a chuva veio, o alemão não respeitou a mudança do tempo e entregou a corrida de maneira bizarra.

Na parte mais lenta do circuito de Hockenheim, o alemão perdeu o controle da Ferrari e colidiu com o muro - Vettel não usava pneus para a chuva no momento da batida. Ao invés de aumentar a liderança sobre Hamilton na disputa pelo título, o frustrado piloto da escuderia italiana agora terá que novamente correr atrás.

HAMILTON GANHA DE BANDEJA A LIDERANÇA

A corrida de recuperação de Hamilton acabou premiada com o erro de Vettel. Próximo ao bloco da frente, o britânico pulou para a primeira colocação com a batida do ferrarista e as opções de Bottas e Raikkonen, que, após o acidente do alemão, optaram pelos compostos de chuva para a parte final da corrida. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)