'Brexit' municia fogo amigo contra Theresa May e põe governo em xeque

Ao completar dois anos como premiê, neste mês, a líder conservadora soma fracassos e assiste ao esfacelamento de seu gabinete

© Reuters

Economia Saída 23/07/18 POR Folhapress

Em sua campanha nas eleições gerais do ano passado, Theresa May defendeu um governo forte e estável no Reino Unido. Ao completar dois anos como premiê, neste mês, a líder conservadora soma fracassos e assiste ao esfacelamento de seu gabinete.

PUB

A negociação do "brexit" - saída britânica da União Europeia, em 2019- abriu um abismo em seu Partido Conservador de onde cresce a ameaça de um voto de desconfiança para tirá-la do cargo.

"O 'brexit' está dividindo os conservadores", diz o professor de política da Universidade de Kent Matthew Goodwin.

Na terça passada (17), May aprovou com margem de meros seis votos no Parlamento a proposta de criar uma união aduaneira com a UE, vista por conservadores europeístas como crucial para manter o comércio com o bloco e considerada uma ruptura suave, ou "soft brexit" no jargão.

O acordo de Chequers (nome da residência de campo do governo), que originou a proposta no início do mês, foi o ponto de cisão no partido e levou à renúncia do chanceler, Boris Johnson, e do ministro do "brexit", David Davis.

"O acordo também irritou eleitores do partido e defensores do 'brexit', que se sentem insatisfeitos com a forma como May quer conduzir a saída de UE", afirma Goodwin.

Segundo ele, apesar de a primeira-ministra ter assumido falando em combater a desigualdade, sua margem de ação foi limitada pelo divórcio da UE. "O processo consumiu toda sua energia. Ela governa um dia por vez, tentando sobreviver politicamente", diz.

A semana das renúncias e da contestada visita de Donald Trump a Londres levou os conservadores a seu ponto mais baixo em pesquisas de intenção de voto em mais de um ano. Sondagens de dois institutos, Opinium e YouGov, indicam que o apoio caiu a 36%, enquanto o Partido Trabalhista saltou para além dos 40%.

A avaliação da liderança de May também caiu nacionalmente: quase 50% dos eleitores desaprovam seu governo, segundo o Opinium, e, no YouGov, apenas 1 em cada 4 entrevistados lhe é favorável.

+ Novo período para saque do abono salarial começa em 26 de julho

A mudança quanto à primeira-ministra vem sobretudo dos eleitores pró-"brexit", o que indica forte rejeição ao plano de fazer uma saída suave. Até o anúncio do acordo de Chequers, May era vista de forma majoritariamente positiva por esse grupo, mas em julho a sua imagem desabou.

A tendência eleitoral mostra que também são os defensores do "brexit" que estão abandonando os conservadores para apoiar partidos mais radicais, como o Ukip.

O YouGov aponta que só em julho o apoio de eleitores que votaram pela saída da UE no plebiscito de junho de 2016 aos conservadores caiu dez pontos, a 64%, enquanto o apoio ao Ukip foi de 4% para 9%.

"May está em posição frágil, com inimigos de todos os lados, e as críticas vêm tanto de quem quer ruptura total quanto suave", observa Goodwin.

"Ela enfrentará rebeliões no partido e, se perder apoio, pode cair do governo, seja perdendo a liderança do partido seja com eleições gerais."

O parlamentar conservador Philip Davies, de Yorkshire, entregou na última quinta (19) a primeira carta atestando a perda da confiança no governo May. Com 48 delas, inicia-se uma moção de censura (ou voto de desconfiança).

Se a moção for aprovada pela maioria dos conservadores, um novo governo deve ser formado em até 14 dias com apoio da maioria da Casa. Sem maioria no Parlamento, porém, o partido pode demorar para obter um acordo, o que levaria à dissolução do Parlamento e a eleições.

Apesar do fogo amigo, May tem se segurado porque o processo traz riscos para todo o partido. Tanto quem pede sua saída quanto quem ainda a defende alerta para a possibilidade de um fiasco nas urnas.

Além disso, segundo a pesquisa Opinium, a divisão entre os conservadores não acabaria com a queda May, afetando a escolha do substituto.

Quase metade dos entrevistados disse não saber indicar um sucessor ou não gostar dos nomes disponíveis.

Johnson lidera as preferências com 12%. Atrás vêm o líder da campanha do "brexit" Jacob Rees-Morg (10%), Davis (7%) e o secretário do Tesouro, Philip Hammond (5%). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia