Tabloide New York Daily News reduz equipe editorial pela metade

Ganhador do Pulitzer, jornal diário é conhecido pelas manchetes e por enfrentar os poderosos da cidade, incluindo Donald Trump

© Agencja Gazeta/Reuters

Economia crise 23/07/18 POR Folhapress

O The New York Daily News, tabloide nova-iorquino de 99 anos, comunicou nesta segunda-feira (23) que irá demitir metade de sua equipe editorial.

PUB

Os cortes no jornal diário ganhador do Prêmio Pulitzer, conhecido pelas manchetes de primeira página e por enfrentar os poderosos da cidade -incluindo o empreendedor imobiliário Donald Trump, muito antes ser eleito presidente do país-atraíram críticas de leitores e políticos.

A Tronc, que comprou o The New York Daily News em 2017, disse estar trabalhando para transformar o jornal em um publicação mais adequada à era digital, segundo informações do jornal The New York Times.

"Estamos reduzindo hoje o tamanho da equipe editorial em aproximadamente 50% e reorientando grande parte do nosso talento em notícias de última hora -especialmente nas áreas de criminalidade, justiça civil e responsabilidade pública", disse Tronc em memorando para a equipe.

+ Câmbio para fim de 2018 permanece em R$ 3,70 no relatório Focus

A publicação empregava cerca de 85 jornalistas antes do anúncio, segundo o rival New York Post, de propriedade da News Corp. Funcionários foram vistos saindo do prédio chorando ao meio-dia.

A indignação com os cortes chegou às mídias sociais.

"Não é segredo que eu tenho discordado de tempos em tempos do Daily News", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, no Twitter. "Mas a decisão gananciosa de Tronc de destruir a redação é ruim para o governo e um desastre para Nova York. A Tronc deveria vender o jornal para alguém comprometido com o jornalismo local".

O Daily News, que ganhou 11 prêmios Pulitzer ao longo de sua história, o último deles em 2017, com reportagem sobre abusos da polícia de Nova York em ações de despejo.

Em 1947, o jornal teve o pico de circulação, com 2,4 milhões de unidades. Esse número despencou para 200 mil na época em que a Tronc comprou o jornal por um dólar em 2017.

As demissões em Nova York são as mais recentes de uma série de cortes nas propriedades da Tronc. Em abril, a empresa demitiu várias dezenas de funcionários do Los Angeles Times, um mês após cortes em sua principal unidade, o Chicago Tribune. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 16 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Bioparc Há 13 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Polícia Há 7 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 14 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 15 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 10 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 15 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 15 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA