Termina neste domingo prazo para servidor mudar regime previdenciário 

O pedido feito pela internet será homologado na segunda-feira (30)

© Reprodução

Brasil online 29/07/18 POR Notícias Ao Minuto

Termina às 23h59 de hoje (29) o prazo para que servidores do Executivo façam a migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC) por meio da plataforma do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), do Ministério do Planejamento. O pedido feito pela internet será homologado na segunda-feira (30).

PUB

No caso dos servidores da Câmara e do Tribunal de Contas da União (TCU), um sistema próprio também permite a adesão até as 23h59 deste domingo, segundo informa o portal da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). No caso de servidores do Judiciário, o prazo foi fechado ontem (28).

Para quem fez a opção por intermédio da área de recursos humanos do órgão em que trabalha, o prazo se encerrou com o fim do horário do expediente na última sexta-feira (27).

Com a migração, quem foi empossado antes da instituição do RPC pode aderir à Funpresp na modalidade participante ativo normal, em vez de participante ativo alternativo. No primeiro caso, entre os principais benefícios está a contrapartida da União, que para cada R$ 1 pago pelo servidor contribui com mais R$ 1, dobrando, assim, a contribuição real.

O Ministério do Planejamento alerta que a migração do RPPS para o RPC é uma decisão individual, de caráter irrevogável e irretratável. “Por isso, o servidor deve conhecer todas as informações para a tomada de decisão”, diz em nota. Até a última sexta, 6.371 servidores do Executivo optaram pela migração.

Quem pode optar?

O servidor que ingressou no serviço público federal do Poder Executivo antes de 4 de fevereiro de 2013 ou do Poder Legislativo antes de 7 de maio de 2013. De acordo com a Lei nº 13.328/2016, o prazo de opção para a migração é 24 meses, a contar da data da sanção da lei, em 29/07/2016.

Benefício Especial

O servidor que optar pela migração terá direito a um benefício especial (Artigo 3º da Lei 12.618/2012), a ser pago pela União assim que se aposente no serviço público. O benefício é calculado pela média das 80 maiores remunerações no serviço público e o tempo de contribuição até o momento da migração.

Como fazer a migração?

Pode ser feita por meio do Sigepe, no menu “Optar por vinculação ao RPC”. Posteriormente é necessário imprimir três vias do formulário e entregar ao RH do órgão em que o servidor trabalha, para homologação.

A migração acarreta automaticamente adesão à Funpresp?

Não. Após a migração, o servidor pode optar ou não pela adesão à Funpresp, que pode ser feita a qualquer tempo. O dia 29 de julho é o prazo final para migração de regime. A adesão ao plano de previdência da Funpresp é facultativa e independe de o servidor migrar ou não.

Como fazer a adesão à Funpresp?

Assim que o RH processar a migração para o RPC, o servidor poderá aderir à Funpresp e escolher um plano de benefícios. No caso, deve acessar o Sigepe, e escolher no menu a opção "RPC/Aderir". É necessário imprimir três vias do formulário de inscrição e entregar no RH do órgão para homologação. A adesão também pode ser feita diretamente com os representantes da Funpresp localizados em 11 estados. O servidor também pode procurar a sede da entidade em Brasília (SCN quadra 02 Bloco A, Ed. Corporate Financial Center, 2º andar).

Para outros esclarecimentos, acesse www.funpresp.com.br. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 6 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 5 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

mundo Espanha 18/05/24

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

justica São José dos Campos Há 3 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

esporte Bastidores Há 22 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians

lifestyle Mistérios Há 7 Horas

Todos os mistérios que rodeiam o sombrio Triângulo das Bermudas

esporte Serginho Chulapa Há 23 Horas

Serginho Chulapa, ídolo do Santos, sofre infarto e 'passa muito bem' após cateterismo

fama SÉRGIO-HONDJAKOFF Há 7 Horas

Sóbrio há 2 anos, Sergio Hondjakoff quer virar ativista pela recuperação de usuários de drogas

mundo Inglaterra Há 6 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

mundo Herdeiros Há 23 Horas

As fortunas dos filhos de presidentes dos Estados Unidos