Família Ramil, de Kleiton e Kledir, reúne clã musical para três shows

Espetáculo é um tributo a Dalva, 92 anos, a matriarca da turma

© Divulgação

Cultura São Paulo 31/07/18 POR Folhapress

Casa Ramil é o espetáculo musical que reúne de sexta (3) a domingo (5), no palco do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, artistas de uma única família: Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João Ramil, interpretando canções próprias em novas versões.

PUB

O espetáculo, que já passou por Pelotas e Porto Alegre, é um tributo a Dalva, 92, a matriarca da musical família Ramil. "A gente queria homenagear a mãe, e a Branca [irmã] propôs esse encontro no qual mostramos nossas músicas levando para o palco o ambiente familiar, com conversas e piadas", disse Vitor, em entrevista à Folha de S.Paulo, de sua casa em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Vitor se encarregou de fazer a ponte entre os integrantes do clã e afirmou que a tarefa, embora prazerosa, não é fácil, pois há mais do que agendas a se conciliar. "Encontro de família é mais complicado do que quando tu trabalhas apenas com músicos. Uma família não tem hierarquia, é uma zona. Uma discussão em torno de um acorde vira uma conversa que remete há 20 anos", contou o músico, que se reuniu com os irmãos e sobrinhos durante dois verões para realizarem o projeto, de arranjos musicais coletivos.

+ Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos fazem turnê celebrando Legião

No espetáculo, os Ramil se revezam nas canções e nos instrumentos. "É um show com muita variedade de instrumentos musicais. Alguns deles nunca tínhamos tocado antes", disse o artista que, além de cantar, toca guitarra, saz (instrumento de cordas turco) e uma viola de dez cordas, batizada de Raviola Agostina. "Tem esse nome porque foi o luthier Agostinho, conhecido como Dominus, de Caxias do Sul, quem a fabricou a partir da caixa de um violão Martin."

Vitor descreveu as habilidades de cada um do grupo com propriedade. "O Kleiton [irmão mais velho] tem facilidade para vocais e os cria muito bem. É o cara que distribui as vozes. O Kledir se voltou mais para fazer as letras das canções, além de ajudar a pensar e organizar o show em termos de estrutura, roteiro e falas."

Quanto ao filho Ian e aos sobrinhos João, Thiago e Gutcha, Vitor ressalta: "Todos cantam, compõem e tocam violão, entre outros instrumentos. Os guris têm muita facilidade para música."

No repertório do show, duas inéditas: "Casa Ramil", canção breve, composta por Vitor no intuito de relatar para o público o que acontece no palco, e "O Bichinho", de Ian, dedicada a sua filha Nina, a mais nova integrante da musical família. De Thiago Ramil, o grupo interpreta "Amora" e "Casca".

Sucessos da dupla Kleiton e Kledir, como "Deu Pra Ti", "Autorretrato" e "Vira Virou", estão garantidos. "A gente gosta muito de tocar essas músicas. Principalmente 'Vira Virou', uma falsa música simples, porque ela tem um movimento harmônico, meio hipnótico e muito prazeroso de tocar e fazer vocais. Ela tem a força dessas canções que tu passas a mão no violão e sai cantando", disse o artista.

Show Casa Ramil

Sex. (3) e sáb. (4), às 21h; dom. (5), às 18h, no Sesc Vila Mariana, r. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. (11) 5080-3000. Ing.: R$ 12 a R$ 40

Com informações da Folhapress

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada