Bruxismo: 4 maneiras de evitar as crises

Saiba dicas de como detectar a disfunção e amenizar o incômodo

© iStock

Lifestyle BATE DENTE 04/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Bruxismo é um transtorno que afeta não só a estrutura dentária, mas também pode influenciar no sono e até causar enxaquecas. Essa disfunção é caracterizada por um ranger excessivo dos dentes, principalmente ao dormir, como um ato involuntário. Os principais sintomas são dores de cabeça ao acordar, dor prolongada nos músculos da face e desgaste na superfície dos dentes, podendo causar sensibilidade dentinária.

PUB

A condição é mais comum entre os jovens, existem muitas causas para o problema, que a dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, Rosane Menezes Faria, elenca abaixo:

Ansiedade ou estresse: a tensão acumulada durante um período estressante pode causar o bruxismo. “Além disso, pessoas muito competitivas ou agressivas estão mais sujeitas a sofrer com o transtorno”, explica.

Má oclusão: também conhecido como má formação da arcada dentária, o problema não permite que todos os dentes se encostem na mordida, gerando uma tensão no maxilar. “Para corrigir a arcada e solucionar o bruxismo, o uso de aparelhos odontológicos pode ser recomendado por um dentista”, pontua.

 

+ Saúde do coração: 5 dicas para cuidar do órgão

Uso de antidepressivos: o efeito colateral destes medicamentos pode ser um agente do bruxismo. Alguns antidepressivos agem como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou seja, regulam o humor e podem culminar no desenvolvimento da doença. 

Parkinson ou Huntington: em casos mais raros, o bruxismo pode surgir da complicação de uma dessas duas doenças, já que ambas afetam diretamente os movimentos voluntários e involuntários dos músculos do corpo.

A especialista ressalta que o diagnóstico e o tratamento só podem ser realizados por um dentista. “Geralmente, os profissionais recomendam o uso de placas miorrelaxantes durante à noite, quando as crises são mais intensas. Para amenizar a dor causada pela pressão da mandíbula, o paciente pode fazer uma compressa quente e úmida na região dos maxilares, além de utilizar miorrelaxantes prescritos pelo dentista. É importante ainda evitar a automedicação e procurar um profissional ao menor sintoma de dor ou incômodos. Alguns tratamentos mais inovadores tem sido utilizados, como aplicação de toxina botulínica, porém o grande inconveniente são o valores cobrados por esses tratamentos, que ainda são caros”, finaliza.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula