Ministros do Planejamento e da Educação se reúnem para debater Capes

De acordo com a Capes, os recursos destinados a ela em 2019 são suficientes para manter os programas somente até agosto do próximo ano

© Imagem ilustrativa (Pixabay)

Brasil Orçamento 03/08/18 POR Estadao Conteudo

Os ministros do Planejamento, Esteve Colnago, e da Educação, Rossieli Soares, se encontrarão nesta sexta-feira, 3, às 15h, para debater o orçamento da área para 2019. Na quinta-feira, o Conselho Superior da Capes alertou que a redução de recursos destinados para o órgão no próximo ano levará à suspensão do pagamento das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a 93 mil pesquisadores.

PUB

De acordo com a Capes, os recursos destinados a ela em 2019 são suficientes para manter os programas somente até agosto do próximo ano. Além do corte nas bolsas de pesquisa, o órgão afirmou que os repasses aos 105 mil bolsistas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica também serão suspensos a partir daquela data.

A Capes também alertou para a interrupção do funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que afetaria 250 mil pessoas, entre alunos, bolsistas, professores, tutores, assistentes e coordenadores. O órgão citou ainda prejuízos à continuidade de praticamente todos os programas de fomento da Capes com destino ao exterior.

+ Entenda o que muda com a decisão do STF para a educação básica

Em nota conjunta divulgada pelas pastas na noite de quinta-feira, os ministérios reconheceram que o referencial monetário inicial que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019 traz a redução nas despesas discricionárias do MEC de R$ 23,6 bilhões em 2018 para R$ 20,8 bilhões em 2019.

As pastas afirmaram que a redução ocorreu em razão das restrições fiscais para 2019 e acrescentaram que o limite foi repassado proporcionalmente para a Capes. Os ministérios argumentaram, por outro lado, que os recursos destinados para a Educação estão acima do mínimo constitucional em 2018 e que a previsão para 2019 também supera no piso para a área.

A nota lembra ainda que esses valores podem sofrer alterações até o envio do PLOA ao Congresso Nacional, cujo prazo vai até 31 de agosto. Além disso, o próprio Legislativo poderá mudar os montantes.

"O Ministério do Planejamento busca alternativas que permitam a redução de despesas obrigatórias que possam ampliar recursos para atividades prioritárias do governo. O adiamento do reajuste dos servidores em 2019 é uma das alternativas em discussão", acrescentaram as pastas. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula