Pais devem acompanhar estudos da criança, mas não interferir

Especialistas pe­dem cautela, já que o processo de aprendizagem de cada criança é único

© Pixabay

Lifestyle educação 05/08/18 POR Folhapress

O segundo semestre escolar come­çou e, logo, as crianças voltarão a ter dever de casa. Muitos pais acham im­portante ficar ao lado dos filhos na hora dos estudos, mas não sabem como aju­dar corretamente. Os especialistas pe­dem cautela, já que o processo de aprendizagem de cada criança é único, e saber organizar as próprias tarefas faz parte do desafio da lição.

PUB

A empresária Silene Bagnoli, 45, ajuda a filha, Julia Baldo, 14, a estudar para as provas e a fazer os deveres. "Normalmente, faço pesquisa na internet sobre o tema da prova, combi­no um horário com a Julia e vejo o que ela aprendeu sobre o assunto", conta Silene.

+ Bruxismo: 4 maneiras de evitar as crises

Para Julia, é uma segurança contar com o auxílio da mãe. "Eu me sinto mais confiante quando ela estuda comigo", diz a menina. Quando a maté­ria é matemática, Julia tem aulas de re­forço com um professor.

Rosana Auricchio, coordenadora do curso de pedagogia do Grupo Educacio­nal Drummont, afirma que os pais devem mostrar interesse pelas atividades escolares dos filhos. "O pai pode super­visionar a lição de casa, mas não deve ficar ao lado, esperando a criança fazer a tarefa", orienta. "Muitos têm pouco tempo e acabam fazendo o dever de ca­sa para o filho se livrar dela."

Segundo Rosana, a função da tarefa escolar é fixar o aprendizado que o alu­no teve em aula. Com o pai ao lado, a criança tende a dizer que não sabe re­solver a tarefa, porque quer que ele passe o maior tempo possível perto de­la. "Para quem foi mal no primeiro se­mestre, eu aconselho que priorize os estudos da escola e deixe de lado ativi­dades extracurriculares", diz Rosana.

Carla Salcedo, neuropsicóloga do Es­paço Vivacità, explica que, na intenção de ajudar, muitos pais acabam atrapa­lhando o processo de aprendizagem da criança. "Por exemplo, tem criança de cinco a sete anos que está aprendendo a escrever, e o pai fica com a borracha apagando a escrita, porque quer uma letra mais bonita. Isso gera frustração e sofrimento", observa.

Laura Calejon, coordenadora do Ce­depp (Centro de Desenvolvimento Pes­soal e Profissional), afirma que a famí­lia deve dialogar com a escola para am­bas seguirem juntas na educação da criança. "Os pais precisam conhecer o caminho que a instituição está trilhan­do no ensino de seus filhos", finaliza.

MONITORE A ROTINA ESCOLAR

- Prepare o ambiente: Reserve um ambiente para seu filho estudar em que ele possa se concentrar, sem acesso a computador, televisão nem celular.

- Defina um horário: Ajude a criança a estabelecer uma rotina de estudos. Ela deverá ter um horário definido para fazer os deveres.

- Demonstre interesse: Não fique fixo somente na lição de casa, preocupe-se em saber como foi o dia da criança na escola, como ela se sente com os amigos e o que acha da professora.- Mantenha contato com a escola: Compareça à reunião de pais, estabeleça um diálogo com a professora e fique atento às anotações na agenda da criança.- Não castigue: Castigos físicos ou morais não devem ser aplicados caso a criança não faça a lição, o diálogo é sempre a melhor estratégia.Fontes: Rosana Auricchio, coordenadora do curso de pedagogia do Grupo Educacional Drummont; e Carla Salcedo, neuropsicóloga do Espaço Vivacitá. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula