Incêndios na Grécia: novo balanço confirma 91 mortos

O balanço anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde grego, dava conta de 88 mortos e 40 pessoas hospitalizadas

© DR

Mundo Incêndio 06/08/18 POR Lusa

Uma mulher de 95 anos morreu hoje na sequência de queimaduras que sofreu nos incêndios que afetaram a Grécia no final de julho, aumentando o balanço das vítimas mortais dos fogos para 91, de acordo com a agência grega Ana. O balanço anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde grego, dava conta de 88 mortos e 40 pessoas hospitalizadas.

PUB

Os dados divulgados hoje pela agência grega acrescentaram que, neste momento, 36 pessoas continuam hospitalizadas, das quais nove em estado crítico.

+ Incêndio em Monchique, Portugal, já fez 25 vítimas

O Governo grego, fortemente criticado pela oposição devido à gestão dos grandes incêndios que assolaram as zonas balneares dos arredores de Atenas em finais de julho, designou no domingo novos chefes de polícia e dos bombeiros, poucos dias depois do ministro da Ordem Pública Nikos Toskas - responsável pela tutela da polícia e da segurança interna -, ter apresentado a sua demissão.

Os partidos da oposição grega têm defendido que o Governo helênico não fez o suficiente para prevenir os efeitos dos incêndios e para garantir a segurança das populações perante o perigo, argumentando, por exemplo, que perante os ventos fortes sentidos na altura as autoridades não tomaram as medidas suficientes para iniciar uma possível evacuação.

A oposição grega também afirmou que o governo de Atenas tentou esconder por várias horas a verdadeira dimensão da situação.

Um sindicato da polícia veio declarar que os agentes policiais não foram informados pelos bombeiros com a devida rapidez sobre a progressão dos fogos, o que impediu, segundo a entidade sindical, o estabelecimento de um plano de contingência eficaz.

Sem orientações concretas e retidas nas ruas estreitas de Mati (uma zona balnear situada a cerca de 30 quilômetros da capital grega), muitas pessoas acabariam por morrer no local.

Em reação às críticas, o Governo grego liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, que dias mais tarde assumiu "a responsabilidade política pela tragédia", tem respondido que a velocidade dos ventos registrados na altura dos incêndios (120 quilômetros por hora) dificultou e não deu espaço de manobra para organizar uma retirada rápida e eficaz.

O executivo de Tsipras referiu ainda que as muitas construções ilegais verificadas naquela zona balnear, construções erguidas ao longo de várias décadas, também dificultaram um plano de evacuação.

O Ministério do Ambiente assumiu o compromisso de avançar com a demolição de tais estruturas. Com informações da Lusaweb. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo EUA Há 19 Horas

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Mundo Austrália Há 23 Horas

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália

Mundo EUA Há 17 Horas

Após detenções, Blinken diz que atos em universidades dos EUA fazem parte da democracia

Mundo Emergência Médica Há 18 Horas

Ministro extremista de Israel capota carro e é hospitalizado

Mundo Saúde Há 14 Horas

OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos