Tangerina: 5 (bons) motivos para abusar desta fruta da estação

Nutricionista elenca as principais benesses da fruta de época para o organismo

© iStock

Lifestyle NUTRIÇÃO 07/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Aproveitar os frutos de época é uma das melhores formas de variar as refeições diárias e continuar com hábitos alimentares saudáveis. Os meses entre junho e setembro, por exemplo, corresponde à temporada da tangerina, portanto ela pode ser facilmente encontrada em mercados, hortifrutis e feiras livres por preços baixos.

PUB

+ Descubra 3 alimentos de agosto para se alimentar melhor e com economia

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, além de ser saborosa, aromática e de consumo prático, a tangerina traz muitos benefícios para o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo os principais:

1. Sistema imunológico: a fruta é rica em vitamina C, importante nutriente para aumentar a imunidade, combatendo doenças infecciosas como resfriados e gripes. “Esta vitamina ainda ajuda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção de anemia”, afirma.

2. Ação antioxidante: as propriedades antioxidantes do fruto podem controlar o aumento do colesterol, malefício conhecido por causar doenças cardiovasculares como o AVC. Além de prevenir câncer e o envelhecimento das células, ou seja, ajuda a diminuir o aparecimento de rugas e a manter um aspecto saudável da pele.

3. Fonte de energia: a tangerina pode ser ainda uma excelente fonte de energia devido a presença de carboidratos e as suas propriedades cítricas. “Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo, e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias”, pontua a nutricionista.

4. Digestão: a presença das fibras, substâncias antioxidantes e da vitamina A contribuem também para acelerar o metabolismo, melhorando o processo digestivo e intestinal. Com isso, a tangerina também atua como agente de desintoxicação do organismo e queima de gorduras localizadas. “É por esse motivo que a fruta é combinada com outros alimentos nos populares sucos detox, potencializando a limpeza do organismo aliada aos demais benefícios para a saúde”, explica.

5. Ossos e músculos: a tangerina ainda é composta por sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, responsáveis por fortalecerem os ossos e músculos. “Para as pessoas que praticam musculação, a tangerina pode ser uma ótima opção a ser inclusa no cardápio durante esta época exatamente para ajudar no fortalecimento muscular”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 22 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave