STJD vai julgar no dia 16 o pedido do Palmeiras para impugnar Paulistão

Clube alviverde quer anular o resultado do jogo por entender que houve interferência externa na arbitragem a favor do Corinthians, que foi campeão nos pênaltis

© Paulo Whitaker/Reuters

Esporte justiça 10/08/18 POR Folhapress

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima quinta-feira, 16 de agosto, o julgamento do pedido do Palmeiras de impugnação da final do Campeonato Paulista. O clube alviverde quer anular o resultado do jogo por entender que houve interferência externa na arbitragem a favor do Corinthians, que foi campeão nos pênaltis.

PUB

O relator do processo é o auditor José Perdiz. O Palmeiras pede que o STJD traga para si a competência do caso após ter sido derrotado no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). Ao longo do processo, o departamento jurídico do Palmeiras se manifestou mais de uma vez contra o que entendeu ser uma falta de interesse real do tribunal paulista em esclarecer os fatos.

O TJD fez seu último julgamento sobre o caso em 11 de junho, quando o Pleno do tribunal decidiu, por cinco votos a um, rejeitar o pedido do Palmeiras para julgar a impugnação. A maioria dos auditores entendeu que o clube havia perdido o prazo para entrar com o pedido e deveria ter feito isso até 10 de abril, dois dias após o jogo, mas só entrou com a ação em 25 de abril.

Já o Palmeiras alega que fez o pedido no período correto porque o inquérito instaurado pelo TJD para apurar se houve interferência externa na arbitragem da final teria interrompido a contagem do prazo. Além disso, em 10 de abril, ao solicitar a abertura do inquérito, o clube também pediu a impugnação como medida alternativa.

+ Torneios europeus: veja onde assistir e o que você precisa saber

RELEMBRE O CASO

Na final do Campeonato Paulista, em 8 de abril, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 no tempo normal e depois levou a melhor nos pênaltis para se sagrar campeão. O jogo ficou paralisado por oito minutos após a marcação de um pênalti de Ralf sobre Dudu, e durante esse intervalo o árbitro Marcelo Aparecido decidiu voltar atrás na decisão e dar apenas escanteio na jogada.

O Palmeiras sustenta que a equipe de arbitragem recebeu informações externas para reverter a marcação do pênalti. O clube alviverde contratou a Kroll, empresa privada de investigação, para reunir evidências e tentar provar a interferência na justiça.

O inquérito instaurado no TJD, porém, chegou à conclusão de que não havia indícios suficientes para a abertura de um processo, e arquivou o caso. O Palmeiras então entrou com um pedido próprio de impugnação, este já com o material reunido pela Kroll, que Olim rejeitou alegando a perda do prazo de dois dias.

O clube alviverde tentou fazer o TJD julgar a impugnação entrando com um recurso ao Pleno do tribunal, negado em 11 de junho, e também com um mandado de garantia no STJD, mas o tribunal nacional também rejeitou a medida, preferindo esperar a decisão final do órgão paulista. Agora, com o acórdão da decisão final do TJD publicado, o Palmeiras dará seguimento à tentativa de impugnar a final do estadual no STJD. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico