Colômbia anuncia saída da Unasul após posse de novo presidente

Países como Chile, Argentina e Peru podem seguir o mesmo caminho.

© Reuters

Mundo Notícias do Mundo 10/08/18 POR Folhapress

PATRÍCIA CAMPOS MELLO - O governo colombiano anunciou que está se retirando da Unasul, porque a instituição seria "cúmplice da ditadura venezuelana", e disse que países como Chile , Argentina e Peru podem seguir o mesmo caminho.

PUB

A saída da Colômbia, que havia sido uma promessa de campanha do recém-empossado presidente Iván Duque, é mais um golpe duro contra a organização, que está paralisada, sem recursos e sem secretário geral há 20 meses meses.

O chanceler colombiano, Carlos Holmes Trujillo, afirmou que o governo "tomou a decisão política" de se retirar da Unasul e que está conversando com outros países. "Estamos em consultas com outros países que, aparentemente, querem seguir o mesmo caminho; se chegarmos a um consenso nessas consultas, faremos isso em conjunto.

Se não, nós vamos nos retirar de qualquer jeito", disse, em entrevista coletiva em Bogotá. Holmes afirmou que o governo colombiano está conversando com a Argentina, Chile e Peru.

O governo brasileiro, que ficou sabendo da decisão colombiana pela imprensa e ainda não foi informado oficialmente pelo país, não pretende deixar a Unasul no momento. Mas, caso a instituição continue paralisada e outros países sigam o exemplo da Colômbia, o Brasil pode repensar sua decisão, segundo apurou a reportagem.

O Brasil acredita que a instituição é necessária para a integração da América do Sul e deve ser reformada, e que a decisão da Colômbia atropela esse processo de reforma.

"É lastimável, estamos vivendo a desintegração da América do Sul, e uma das causas é o desinteresse do Brasil", disse à reportagem o ex-chanceler Celso Amorim, um dos idealizadores da Unasul. 

A organização foi criada em 2008 pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela) e Néstor Kirchner (Argentina). O objetivo era aumentar a integração na região e funcionar como órgão regional sem influência dos EUA, um contraponto à OEA (Organização dos Estados Americanos). 

"Ao contrário do que dizem, a Unasul não é uma organização que se identifica com o bolivarianismo; a função pacificadora e conciliadora da Unasul na região é essencial, ela foi muito importante para evitar uma guerra entre Colômbia e Venezuela, e um conflito na Bolívia", disse Amorim, referindo-se à crise que levou ao rompimento de relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela em 2010, e ao conflito em Pando, na Bolívia, em 2008.

Conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo, a Unasul está sem secretário-geral, sem chefe de gabinete, tem apenas dois de cinco diretores, conta com menos de 25% do necessário para cobrir seu orçamento e corre o risco de perder sua sede.

Desde o início do ano, a Unasul não fez nenhuma reunião significativa, e os funcionários estão completamente ociosos, passam o dia na internet. 

Em abril, Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru suspenderam sua participação e seus pagamentos ao bloco, por causa do bloqueio da Venezuela à nomeação do embaixador argentino José Octávio Bordón para o cargo de secretário-geral.

O governo colombiano vinha criticando o silêncio da Unasul em relação às acusações de violações de direitos humanos na Venezuela, e irregularidades nas eleições. A organização era percebida como um braço do bolivarianismo já que, ao contrário da OEA, não condena o governo de Nicolás Maduro.

A retirada da Colômbia da Unasul consolida uma guinada para direita já esperada no governo de Iván Duque, e uma inserção do país em organizações fora da região, que foi iniciada no governo de Juan Manuel Santos.

Em maio, a Colômbia foi aceita na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e, logo depois, anunciou sua entrada na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como "sócio global", por uma questão geográfica. É o único país latino-americano a integrar a aliança militar.

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula