Dirigível com chão de vidro quer fazer cruzeiros de luxo pelos ares

A aeronave com 92 metros de comprimento - 19 a mais do que um A380, o maior avião de passageiros - é um misto de avião, dirigível e helicóptero

© Repordução

Economia aviãção 12/08/18 POR Folhapress

Passar três dias inteiros em um avião não parece uma boa ideia, mas no Airlander 10, uma das maiores aeronaves no mundo, a experiência poderá ser bastante confortável. A aeronave com 92 metros de comprimento - 19 a mais do que um A380, o maior avião de passageiros - é um misto de avião, dirigível e helicóptero.

PUB

Fabricada pela empresa britânica HAV (Hybrid Air Vehicles), ela foi inicialmente pensada para uso militar e de carga. Mas em julho a HAV divulgou imagens, durante uma feira inglesa de aviação, de um Airlander 10 decorado para funcionar como hotel de luxo nos ares.

O projeto, do escritório britânico Design Q, prevê uma aeronave com quartos privativos, bar e lounge, que vai receber até 18 hóspedes por vez. Cada voo terá duração de três dias, e grandes janelas panorâmicas e vidros no chão vão permitir que os passageiros curtam a paisagem.

"Viagens aéreas se tornaram apenas um jeito de ir do ponto A ao B o mais rápido possível. O que estamos oferecendo é uma forma de fazer da jornada uma alegria", disse o diretor da HAV, Stephen McGlennan, em nota.

O Airlander 10 flutua graças a 38 mil metros cúbicos de gás hélio e é movimentado por turbinas. Por isso, gasta pouco combustível, o que permite uma autonomia de até cinco dias no ar.

Ele é mais lento do que um avião: chega a 148 km/h, enquanto um A380 tem velocidade de cruzeiro de 900 km/h. Por outro lado, só precisa de uma superfície reta para decolar ou pousar, como um helicóptero. Vale até mesmo gelo ou areia.

A expectativa é que ele comece a receber passageiros até o final de 2019.

ACIDENTES

O veículo fez seus primeiros testes em 2016 e caiu em um deles. Em 2017, outra falha nos testes apontou que a aeronave ainda não estava pronta.

Agora, o Airlander 10 já completou seis voos sem problemas. Ele ainda precisa cumprir 200 horas de voo para obter a licença de operação comercial e começar a vender passagens.

A Hybrid Air Vehicles já planeja uma versão ainda maior da aeronave, a Airlander 50, que comporta cinco vezes a capacidade de carga do modelo 10. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 20 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto

lifestyle Challenger deep Há 19 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

politica FELIPE-NETO Há 23 Horas

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 22 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições