Trump retira autorização de segurança de ex-diretor da CIA

Trump retira autorização de segurança de ex-diretor da CIA

© Leah Millis/Reuters

Mundo EUA 16/08/18 POR DANIELLE BRANT, para Folhapress

DANIELLE BRANT - O presidente americano, Donald Trump, revogou nesta quarta (15) a autorização de segurança de John O. Brennan, diretor da CIA (principal agência de inteligência dos EUA) sob Barack Obama.

PUB

A permissão garante acesso de ex-autoridades de inteligência e de segurança a informações confidenciais.Ao anunciar a revogação, Sarah Sanders, porta-voz de Trump, criticou a conduta de Brennan, uma das vozes mais críticas ao republicano.

"Neste ponto da minha administração, quaisquer benefícios que autoridades podem colher de consultas com o sr. Brennan agora estão sobrepujadas pelo risco representado por sua conduta e comportamento erráticos", afirmou Trump, em comunicado lido por Sanders. "O sr. Brennan tem um histórico que coloca em questão sua objetividade e credibilidade."

Um dos exemplos usados por Trump para justificar a necessidade de revogar a autorização foi o fato de a CIA ter se infiltrado nos computadores do Senado durante o período em que Brennan comandou a agência.

O ex-diretor também teria usado seu status para "fazer uma série de alegações infundadas" sobre o governo de Trump, afirmou Sanders. "Esse acesso é particularmente inapropriado quando essas autoridades adotaram posições altamente políticas."

Nesta semana, Brennan criticou Trump pelo linguajar usado pelo presidente contra a ex-assessora Omarosa Manigault Newman –o republicano se referiu a ela como uma "cachorra".

"É espantoso quão frequentemente você fracassa em adotar padrões mínimos de decência, civilidade e probidade. Parece que você nunca vai entender o que significa ser presidente, nem o que é preciso para ser uma pessoa boa, decente e honesta", disse Brennan.

O governo também anunciou que está revisando as autorizações de segurança de outras antigas autoridades, incluindo o ex-diretor do FBI (polícia federal americana) James Comey, demitido por Trump no ano passado.

Em julho, a Casa Branca já havia ameaçado retirar o acesso não só de Brennan, mas de outras autoridades de segurança do governo Obama, como Susan E. Rice, ex-conselheira de segurança nacional, e James R. Clapper Jr., ex-diretor nacional de inteligência.

Outro alvo da revogação é Peter Strzok, ex-agente do FBI demitido no começo da semana por publicar mensagens críticas ao presidente durante investigação sobre a interferência russa nas eleições.

A medida gerou acusações de ex-autoridades e membros do atual governo de que se tratava de retaliação política. Analistas avaliam que o republicano abre um grave precedente ao usar o recurso como forma de punir críticas.

Milhões de americanos possuem autorização de segurança, exigida por empregos nos setores público e privado, e a prática de permitir que ex-autoridades mantenham a permissão depois de deixar o governo é antiga. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 15 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 15 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 8 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 7 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 14 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 13 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 13 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 14 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 13 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa