Santos reverte placar, mas é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis

O time mineiro vai encarar na semifinal o vencedor da partida entre Palmeiras e Bahia

© Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C

Esporte Geral 15/08/18 POR FolhaPress

O Santos conseguiu bater o Cruzeiro, no Mineirão, de virada, por 2 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mas saiu com gosto de derrota de Belo Horizonte após falhar na cobrança de pênaltis e ser eliminado com derrota por 3 a 0.

PUB

O time mineiro vai encarar na semifinal o vencedor da partida entre Palmeiras e Bahia, que acontece nesta quinta, às 19h15, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. No jogo de ida, em Salvador, os clubes ficaram no empate sem gols.Para conseguir levar o duelo para os pênaltis, a equipe da Vila Belmiro precisou quebrar um jejum de dez jogos sem triunfar. Antes de bater os cruzeirenses a equipe somava quatro derrotas e seis empates.

A última vitória havia sido contra o Fluminense, pelo Brasileiro, no dia 13 de junho, antes da parada da competição para a Copa do Mundo.

O resultado também fez os paulistas quebrarem outro tabu: a última partida em que a equipe havia feito dois ou mais gols tinha sido na goleada sobre o Vitória por 5 a 2, pelo Brasileiro, na Vila Belmiro, no dia 3 de junho.

Os primeiros minutos do duelo já trouxeram um problema ao técnico do Santos, Cuca. Logo aos 6 minutos, Luiz Felipe sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Gustavo Henrique. A alteração fez com que os paulistas ganhassem na jogada aérea, mas perdessem em qualidade nos lances de velocidade.

A mudança trouxe um contratempo para o time da Vila Belmiro, já que o Cruzeiro passou a aproveitar o lado direito do ataque. O lateral esquerdo Dodô tinha a missão de colar em Robinho. O meia, contudo, recuava para receber a bola no meio e trazia com ele a marcação do santista. Isso criou um buraco nas costas de Dodô, que foi muito bem aproveitado por Thiago Neves. Gustavo Henrique era obrigado a sair no combate do cruzeirense e levava a pior.

Foi por este lado que se iniciou o gol mineiro, anotado por Thiago Neves, aos 11minutos. Foi por ali também que os mandantes quase ampliaram aos 25, com Arrascaeta. O camisa 10 acertou a trave.

Quando corrigiu a marcação por aquele lado, o time comandado por Cuca conseguiu correr menos riscos e passou a ser pouco ameaçado.

A equipe agora precisaria buscar dois gols, mas mostrava dificuldade na saída de bola. O volante Renato, que costuma ser elogiado pela qualidade no passe, errou alguns e matou a chance de iniciar bons contragolpes. Já Rodrygo teve que vir buscar o jogo e fazer papel de meia em várias ocasiões.Mesmo assim, os paulistas conseguiram achar a igualdade, aos 41 minutos. Dodô serviu Gabriel, pelo meio, na intermediária. O atacante dominou com liberdade e, de perna esquerda, chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Fábio, que não conseguiu evitar o gol.

Na etapa final, os problemas pelo lado esquerdo defensivo do Santos voltaram a se repetir e viraram o caminho para a Raposa voltar a criar situações de perigo. Na melhor delas, aos 9 minutos, Dedé carimbou o travessão após cobrança de escanteio.

Cuca, então, resolveu mudar a cara do time em campo. Colocou Jean Mota no lugar do inoperante Arthur Gomes. A entrada do camisa 3, mudou a disposição das peças em campo. Rodrygo veio jogar aberto pelo lado esquerdo do ataque, Bruno Henrique foi para o lado direito, enquanto Mota cuidou da armação.

A última cartada de Cuca foi a entrada de Daniel Guedes na vaga de Renato. Guedes passou a jogar na lateral direita, e Victor Ferraz ocupou o lugar deixado por Renato.

As alterações fizeram os paulistas sofrerem menos pressão, mas ainda era necessário buscar a virada.E ela veio, aos 38 minutos, em bela jogada tramada pelo ataque visitante. Rodrygo recebeu passe de Gabriel na direita e cruzou para Bruno Henrique, de cabeça, mandar no ângulo direito de Fábio.

No final, ainda houve confusão porque o árbitro Rodolpho Toski encerrou o jogo no meio de um contra-ataque do Santos. Gabriel partia livre em direção à área do Cruzeiro. Cuca, desesperado, chegou a invadir o gramado. Na confusão, o goleiro Vladimir foi expulso.

Na decisão por pênaltis brilhou a estrela de Fábio. Ele pegou as cobranças de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota. Lucas Silva, Raniel, David converteram para o Cruzeiro.

CRUZEIRO

Fábio; Edilson, Léo, Dedé, Egídio; Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves, Arrascaeta (David), Robinho (Rafinha); Barcos (Raniel). T.: Mano Menezes

SANTOS

Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe (Gustavo Henrique), Lucas Veríssimo, Dodô; Renato (Daniel Guedes), Diego Pituca, Rodrygo; Arthur Gomes (Jean Mota), Bruno Henrique, Gabigol. T.: Cuca

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)Juiz: Rodolpho Toski Marques (PR)

Cartões amarelos: Edilson (Cruzeiro), Gustavo Henrique, Bruno Henrique, Dodô (Santos)Cartão vermelho: Vladimir (reserva do Santos)

Público/Renda: 43.464 pagantes/49.513 presentes/R$1.432.225,00.

Gols: Thiago Neves, aos 11min do primeiro tempo (Cruzeiro); Gabigol, aos 41min do primeiro tempo, e Bruno Henrique, aos 38min do segundo tempo. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 14 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 14 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 14 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 14 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"