Cruzeiro reclama de convocação e pede adiamento de Copa do Brasil

Na nota, os dirigentes mineiros citam o Artigo 1º do Regulamento Geral de Competições da CBF como argumento

© DR

Esporte FUTEBOL 17/08/18 POR Folhapress

A proximidade de datas entre um dos amistosos da seleção brasileira e as semifinais da Copa do Brasil desagradou ao Cruzeiro. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (17), em seu site oficial, a diretoria do clube mineiro informou que pedirá junto à CBF e aos detentores de transmissão de TV o adiamento do jogo de ida contra o Palmeiras em um dia.

PUB

O zagueiro Dedé foi um dos 24 convocados pelo técnico Tite para os amistosos contra Estados Unidos (em 7 de setembro, em Nova Jersey) e El Salvador (no dia 11, em Washington). Um dia depois ao segundo compromisso da seleção, está previsto o primeiro duelo da semifinal com o Verdão, em local a ser definido pela CBF. Por conta disso, o defensor seria desfalque certo do Cruzeiro na partida.

Na nota, os dirigentes mineiros citam o Artigo 1º do Regulamento Geral de Competições da CBF como argumento para reforçar que o desfalque provocado pela seleção fere os princípios que regem os torneios organizados pela entidade.

"Buscando pela imparcialidade, credibilidade e igualdade na disputa, baseando-se inclusive no Art. 1º do RGC - Regulamento Geral das Competições, Itair Machado (vice de futebol do Cruzeiro) está em contato com a Confederação Brasileira de Futebol e com a detentora dos direitos de transmissão da Copa do Brasil solicitando que a partida de ida entre Cruzeiro e Palmeiras seja realizada na quinta-feira, 13 de setembro, com o objetivo de atenuar, ainda que de forma parcialmente satisfatória, a diferença de tratamento dada aos dois clubes na convocação divulgada nesta sexta-feira", diz a parte final do comunicado.

+ Tite diz não se sentir seguro para chegar na Copa-2022

"Se por um lado a notícia da volta de Dedé à seleção brasileira foi motivo de felicidade para todos que convivem com o profissional no dia a dia do Clube, por outro, a convocação do zagueiro trouxe para a diretoria do Cruzeiro Esporte Clube uma grande preocupação esportiva", afirma a nota.

O fato de o Palmeiras não ter nenhum jogador entre os 24 escolhidos para defender o Brasil nos amistosos de setembro também foi citado pelo Cruzeiro como mais um motivo que torna o embate desigual.

"Na ótica da diretoria estrelada, a ausência de um dos principais jogadores da equipe pode trazer grandes prejuízos técnicos ao time, que luta pelo hexacampeonato da competição, e desequilibra a disputa com o Palmeiras. O adversário celeste foi a única das quatro equipes que ainda disputam o título a não ter sequer um atleta convocado, mesmo que o meia Dudu, por exemplo, tenha sido pré-selecionado pelo técnico Tite para a última Copa do Mundo, na Rússia", prossegue o comunicado.

Para o vice-presidente de futebol do Brasil, a CBF cria uma postura antidesportiva ao desequilibrar as forças das equipes em um torneio que oferece premiação alta -no caso da Copa do Brasil, R$ 50 milhões ao campeão.

"Tem muito dinheiro em jogo nesta fase da Copa do Brasil, e só o Cruzeiro foi prejudicado neste duelo. Isso nos deixa com muitas dúvidas sobre os motivos deste tipo de decisão", alertou Itair Machado.

Corinthians e Flamengo, os outros semifinalistas da competição nacional, também tiveram jogadores convocados por Tite nesta sexta-feira: o lateral Fagner, pelo lado alvinegro, o meia Lucas Paquetá e o goleiro Hugo, da parte rubro-negra, sendo que o arqueiro é sub-20. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 3 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 10 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil Brasil Há 44 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil justa causa Há 11 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

lifestyle Ozempic Há 11 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

mundo Guerra Há 23 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal