Justiça afasta presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro

Na decisão, a magistrada manda que sejam empossados os membros da Chapa 2 nos cargos a que fazem jus, de acordo com a última eleição na escola

© Getty Images

Brasil Imbróglio 17/08/18 POR Notícias Ao Minuto

A juíza Renata Casanova, da 2ª Vara Cível da capital, determinou que a atual presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, Regina Celi dos Santos Fernandes, desocupe, em 48 horas, da sede da presidência. A determinação, que atende a pedido de André Vaz da Silva, que disputou a eleição na 4escola,inclui a saída de toda a diretoria executiva e dos membros da Chapa 1 que ocupem cargos na tradicional escola do bairro da Tijuca.

PUB

Na decisão, a magistrada manda que sejam empossados imediatamente os membros da Chapa 2 nos cargos a que fazem jus, de acordo com a última eleição na escola.

Caso as determinações não sejam cumpridas, haverá cobrada multa diária de R$ 1 mil a ser paga pela atual presidente, Regina Celi dos Santos Fernandes, e serão declaradas nulas todas as deliberações e atos praticados pela Chapa 1.

+ Reitoria: pichações em bibliotecas da Unicamp foram feitas por ex-aluno

A pendência judicial ocorre porque o candidato da oposição, André Vaz, afirma que houve irregularidades no processo eleitoral, como o fato de a atual presidente ter disputado a reeleição pela terceira vez, o que é proibido pelo estatuto da Acadêmicos do Salgueiro.

Enredo deste ano

O enredo do Salgueiro no carnaval deste ano foi Senhoras do Ventre do Mundo. O tema foi proposto pela diretoria da escola ao carnavalesco Alex de Souza. Ele imediatamente concordou e desenvolveu o enredo que, na sua visão, toca em questões sociais ainda atuais, como racismo e misoginia. “O Salgueiro vem feminino e negro como nunca. Acho que a gente vai fazer uma grande poesia na passarela”, disse Souza, destacando também o papel social da escola.

O Salgueiro, que tem a tradição de levar para a avenida histórias com temática africana e de figuras de destaque da cultura negra, já abordou anteriormente a história da escrava alforriada Chica da Silva, que, no século 18, viveu com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira no Arraial do Tijuco, atual Diamantina (MG). o Quilombo dos Palmares e Festa para Um Rei Negro, sobre a visita de príncipes africanos a Pernambuco. Com informações da Agência Brasil. 

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico