Xarope natural ajuda combater doenças típicas do tempo seco

Alho, guaco, erva-doce, hortelã-pimenta e mil-folhas podem ser utilizadas na receita caseira

© iStock (Imagem ilustrativa) 

Lifestyle Aprenda 22/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Estamos em uma época do ano marcada pelo tempo seco, provocado pela baixa umidade do ar e pouca quantidade de chuva. Essas características propiciam o desenvolvimento de doenças alérgicas, resfriados, processos gripais e até problemas pulmonares que requerem cuidados.

PUB

“As plantas medicinais trazem resultados positivos no tratamento dessas enfermidades. Dentre as espécies recomendadas para o preparo de um xarope natural temos o alho (Allium sativum L.), o guaco (Mikania glomerata Sprengl), a anis ou erva-doce (Pimpinella anisum), a hortelã-pimenta (Mentha piperita L.) e a mil-folhas (Achillea millefolium L.), segundo Décio Gomes de Oliveira, docente do curso de Farmácia da Unoeste.

+ Joga a lente de contato na privada? Hábito é ruim para meio ambiente

Doutor em ciências e tecnologia farmacêutica, ele explica que essas e outras espécies são cultivadas no Horto de Plantas Medicinais da universidade e a maioria consta na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Esse documento garante à população o uso racional de diferentes formulações farmacêuticas de origem vegetal com segurança e resolutividade”, diz.

Segundo Oliveira, as pessoas que cultivam plantas medicinais têm uma verdadeira farmácia em casa.

“É importante alertar que, a diferença entre o medicamento e o veneno é a dose, por isso, deve-se buscar sempre a informação correta com profissionais que possuem especialização na área de plantas medicinais”.

Além das indicações para o tratamento de doenças causadas pelo tempo seco, o horto da Unoeste têm variedades que ajudam a combater o envelhecimento. Ana Claudia Pacheco, docente da graduação e pós em Agronomia da universidade, diz que o hibisco, fáfia, boldo, açafrão, amora, cavalinha e o maracujá medicinal são ricos em compostos fenólicos, que são substâncias com ação antioxidante. “Essa propriedade ajuda a diminuir o risco de doenças causadas pelo processo degenerativo das células como o câncer, diabetes e Alzheimer”.

Pesquisadora do Centro de Estudos em Ecofisiologia de Plantas do Oeste Paulista (Cevop), ela declara que o hibisco (Hibiscus sabdariffa) está em evidência quando se fala em retardar o envelhecimento. “É importante que as pessoas não confundam com a espécie ornamental (Hibiscus rosa-sinensis). O hibisco medicinal possui o caule avermelhado e o cálice da flor que são as sépalas é rico em antocianinas e outros compostos fenólicos”.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula