Aposentado aos 20, ex-jogador do Ajax sai do coma depois de um ano

Nouri se sentiu mal durante um amistoso entre Ajax e Werder Bremen em 8 de julho de 2017 em decorrência de uma arritmia cardíaca.

© United Photos

Esporte Abdelhak Nouri 22/08/18 POR Folhapress

Abdelhak Nouri, ex-meio-campista do Ajax que sofreu um mal súbito em campo em 2017, saiu do estado de coma no qual se encontrava. A informação foi divulgada pelo irmão do ex-atleta, Abderrahim, em entrevista no final de semana à rede de TV holandesa NOS.

PUB

Nouri se sentiu mal durante um amistoso entre Ajax e Werder Bremen em 8 de julho de 2017 em decorrência de uma arritmia cardíaca. Hospitalizado, sofreu danos cerebrais "sérios e irreversíveis", de acordo com o próprio Ajax, e precisou se aposentar dos gramados aos 20 anos.

+Fifa decreta intervenção na Associação Uruguaia de Futebol por 6 meses

No entanto, segundo Abderrahim Nouri, o irmão que jogava no Ajax deixou o coma em 5 de agosto. Segundo ele, "há comunicação" entre Abdelhak Nouri e a família.

"Ele estava apenas em coma e com os olhos fechados. Aos poucos, foi acordando", disse. "Mas desde dezembro e janeiro, sua atenção foi se tornando um pouco melhor, e há alguma forma de comunicação. Quando você pergunta algo, ele abre a boca ou confirma que compreendeu levantando as sobrancelhas", acrescentou.

Segundo relatos do acidente, a falta de oxigenação acabou provocando sequelas cerebrais no jogador. Os médicos descartam uma recuperação plena, mas a família ainda aguarda para acompanhar a evolução do ex-meio-campista do Ajax.

"É claro, eu acredito na ciência e acredito no que vejo, mas se falarmos a respeito do futuro, acho que o tempo nos ensinará. Acredito que ele é capaz de qualquer coisa. Nada é difícil para ele. Mantemos nossa esperança. Para as pessoas de fora que não entenderão, digo: você só precisa manter a esperança", disse.

Desde o mal súbito de Abdelhak Nouri em campo, a família do ex-jogador tem adaptado uma casa em Amsterdã próxima à residência de seus pais. Para seu irmão, 'Appie' -como é conhecido o ex-jogador- tem mostrado evolução nos últimos tempos.

"Eu diria que está bem melhor do que antes, neurologicamente. Fisicamente, é mais difícil, e nós vemos uma pequena deterioração, mas é puramente por causa da falta de movimentação. Às vezes, ele sai da cama para se sentar na cadeira de rodas. Era mais difícil antes. Mas há altos e baixos. Sua resistência e seu sistema imunológico estão muito baixos", explica Abderrahim Nouri.

"No começo, é verdade que não podíamos ficar com ele por muito tempo - são as regras do hospital. Mas os médicos viram que a família tinha muita influência em Abdelhak. Ele ficou mais calmo, nos reconheceu. E ele fica mais tranquilo conosco do que com os médicos. Ele escuta uma voz familiar. Especialmente se minha mãe e meu pai estão com ele. Estamos com ele 24 horas por dia, porque isso faz bem para ele", acrescentou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 18 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 10 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 18 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens