Netflix testa recurso de pagamento e pode desviar das taxas da Apple

Em breve, é possível que os usuários não possam mais realizar o pagamento mensal pelo iTunes

© Reuters / Mike Blake

Tech Negócio 23/08/18 POR Folhapress

A Netflix, plataforma de streaming de filmes, séries e outras produções, realiza testes que podem alterar o método de pagamento via Apple, que permite aos assinantes pagarem o serviço pelo iTunes, aplicação de música e vídeos do iPhone e do iPad.

PUB

De acordo com reportagem divulgada nesta quinta-feira (22) pelo TechCrunch, é possível que usuários da Netflix em mercados da Europa, Ásia e América Latina percebam mudanças até 30 de setembro e não possam mais realizar o pagamento mensal pelo iTunes.

+ Aplicativo gratuito 'limpa' seu Android e promete economizar bateria

Em vez disso, serão direcionados à versão móvel do site para registrar os detalhes do pagamento diretamente com a empresa. 

A razão é simples: a Apple, empresa mais valiosa do mundo, abocanha 30% no primeiro ano de assinatura de usuários que pagam por seus canais.  

Em 2016, em resposta à reação dos desenvolvedores de aplicativos, a gigante americana ajustou suas taxas para 15% após o primeiro ano.

O teste da Netflix é realizado desde junho e abrange 33 países, incluindo o Brasil. Segundo o site americano, há duas formas de novos clientes se inscreverem no serviço usando dispositivos iOS, que é sistema operacional da Apple: apenas com o modo de pagamento do iTunes ou por meio do navegador móvel.

A provável mudança nos meios de pagamento ocorre junto aos testes de anúncios publicitários que a empresa coloca entre episódios de séries. 

Aliado a investimento pesado em marketing e em conteúdos próprios, a Netflix se prepara para a entrada de novos competidores além da Amazon no mercado de streaming, como Disney e WallMart. 

Por meio de assessoria, a Netflix deixa claro que não descontinuou nenhum serviço da Apple, que os testes não têm relação com a parceria e que o objetivo é "melhorar a experiência do usuário".

"Estamos constantemente inovando e testando novas abordagens de assinatura em plataformas diferentes para entender as preferências de nossos membros. Com base no que aprendemos, trabalhamos para melhorar a experiência de todos os membros com a Netflix", informou em nota.

Em maio deste ano, a Netflix, com seus 130 milhões de usuários, ultrapassou o valor de mercado da Disney e da Comcast, maior operadora de TV a cabo no mundo. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 23 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 22 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

fama Nicole Kidman 30/04/24

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 21 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 23 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

tech Inovação Há 22 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

mundo Reino Unido 30/04/24

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

economia Fernando Haddad Há 21 Horas

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad