Siamesa separada da irmã precisa de cirurgia urgente no coração

Débora e Catarina nasceram no dia 22, unidas pelo tórax e abdômen. Elas compartilhavam o mesmo fígado, que foi dividido na cirurgia

© Pixabay

Brasil goiânia 27/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma das gêmeas siamesas que passou pela cirurgia de separação da irmã nasceu com malformação no coração e precisa fazer uma cirurgia com urgência para sobreviver, segundo os médicos. No entanto, não há previsão de quando o procedimento poderá ser realizado, pois a recém-nascida ainda se recupera da operação de se separação.

PUB

Débora e Catarina nasceram no dia 22, unidas pelo tórax e abdômen, com 4,785 kg. Elas compartilhavam o mesmo fígado, que foi dividido na cirurgia. No dia seguinte ao nascimento, as bebês tiveram de ser submetidas à operação de urgência no Hospital Materno Infantil. Desde então, elas estão em estado gravíssimo, mas estável, respiram com a ajuda de aparelho e são alimentadas pela veia. A mãe recebeu alta e passa bem.

Como explica o 'G1', Débora nasceu com malformação no coração, que ocasionou a transposição das grandes artérias, quando a aorta, responsável por levar o sangue oxigenado, está ligada ao ventrículo direito, que recebe o sangue venoso. Além disso, existe uma conexão entre as câmaras do coração, que faz com que o sangue oxigenado se misture com o venoso.

+ Belém confirma sarampo como causa de morte de bebê venezuelano

O médico disse ao site que o procedimento é complexo e tem mortalidade entre 5% e 30%. Em bebês saudáveis, é indicado que seja feito até os dois meses de idade. “No caso dela, ainda não é possível saber quando vai ser possível fazer a operação, porque a cirurgia de separação é muito grande, ela ainda está se recuperando”, explicou o cirurgião cardiovascular Wilson Silveira, que acompanha as gêmeas desde a separação.

O problema que Débora tem no coração dificulta a sua recuperação, pois o corpo não recebe oxigenação adequada. A equipe médica está acompanhando o caso para verificar o melhor tratamento enquanto ela não pode fazer a cirurgia para corrigir a malformação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 23 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 23 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 23 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 16 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 15 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 22 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 22 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 22 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 22 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos