Votação de impeachment no Santos é adiada para o início de setembro

José Carlos Peres responde a dois processos de impeachment

©  Ivan Storti/Santos FC

Esporte DIREÇÃO 27/08/18 POR Folhapress

A votação de impeachment do presidente do Santos, José Carlos Peres, não será votada na reunião do Conselho Deliberativo nesta quinta-feira (30), na Vila Belmiro. Por conta da briga judicial em que o mandatário teve liminar que travava o processo cassada na última sexta-feira, o presidente do Conselho, Marcelo Teixeira, não teve tempo e prazos estatutários para incluir o tema nesta pauta.

PUB

Por conta disso, a votação para o impeachment ou não de José Carlos Peres será marcada para o início do próximo mês. O Conselho Deliberativo do clube especula duas datas para o encontro: dias 5 ou 10 de setembro.

O presidente santista responde a dois processos de impeachment. O pedido mais consistente de impedimento é encabeçado pelo ex-presidente do Conselho Deliberativo e conselheiro nato do clube, Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Neto, que lamenta o adiamento da votação.

"A Mesa do Conselho nunca foi impedida, de fato, pela Justiça de convocar a votação nos termos do Artigo 69. O Presidente Peres entrou com processo erradamente contra a Comissão de Inquérito e Sindicância que não é quem convoca a reunião. Prova disso é que a Mesa em nenhum momento foi parte do processo. Agora, com o processo extinto cabe a realização da reunião", disse.

Ex-presidente do Conselho no biênio 2000-2001, Tarquínio entende que a publicação do edital nesta segunda-feira (27), a decisão da cassação da liminar e a extinção do processo já era conhecida, portanto, a reunião para decidir pelo impedimento ou não poderia ser realizada.

"Entendo a mudança em razão da natural cautela do presidente Marcelo Teixeira na preservação da imagem do Conselho. No entanto, discordo dela. Acredito que a Mesa deva marcar a votação para os primeiros dias de setembro. Afinal, não há nenhuma razão para protelar essa pauta", disse.

O pedido se Tarquínio se baseia nas empresas mantidas pelo presidente que estão em desacordo com o Artigo 61 Parágrafo Terceiro do Estatuto do Santos FC e a punição por descumprimento é o impedimento ao cargo, previsto no Artigo 68 Letra "d" da peça estatutária do clube.

O Artigo 61 Parágrafo Terceiro do Estatuto tem a seguinte redação: "Os membros do Comitê de Gestão são impedidos de ter qualquer tipo de relacionamento profissional com o Santos, direta ou indiretamente, ou ser procurador de atletas, empresário de atletas, agente de atletas ou sócio de pessoas jurídicas que exerçam tais atividades".

A representação foi fundamentada com embasamento jurídico e com base em diversas reportagens e documentos oficiais do governo brasileiro, a infração estatutária cometida pelo presidente, envolvendo as empresas "Saga Talent" e "Peres Sports & Marketing", e seus sócios em ambos os negócios que podem possuir relações empregatícias e judiciais com o Santos.

O outro pedido de impedimento fala das questões das empresas, mas junta a denúncia da Hi-Talent e os problemas apontados no relatório do 1º trimeste de 2018. O autor é o conselheiro Alexandre Santos e Silva, que também lamenta o adiamento da reunião: "Lamento muito esse adiamento. Tenho encontrado associados que querem que o Conselho resolva logo o impeachment dentro do plenário para poderem votar em Assembleia Geral. Tenho plena convicção na imparcialidade da Mesa e do presidente Marcelo Teixeira. Acredito que não serão irresponsáveis de adiar isso por adiar. Mas, penso que se não for no início de setembro, a não realização pode trazer prejuízos de fato ao clube. Somos todos Santos e todos estamos preocupados com a situação do clube", disse.

Para que José Carlos Peres seja derrotado é preciso de dois terços dos votos dos conselheiros presentes a favor do impeachment. Hoje, 301 conselheiros têm direito a voto, mas é preciso lembrar que os inadimplentes não votam. Setenta e dois conselheiros foram eleito por Peres, mas nem todos mantém o apoio ao presidente.

Alguns já "mudaram de lado" por insatisfação no início de gestão. Caso o impeachment seja aprovado no Conselho, deverá ser convocada Assembleia Geral dos Sócios do clube para aprovar a saída ou não por maioria de votos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico