Operação Muiraquitã desativa 11 balsas de garimpo ilegal no Pará

Os agentes também apreenderam 27 escavadeiras hidráulicas, 26 motobombas, três tratores e desativaram duas pistas de pouso clandestinas na terra indígena

© Reprodução / Ibama

Brasil ibama 28/08/18 POR Estadao Conteudo

Uma operação conjunta contra o garimpo ilegal de ouro realizada por agentes da Polícia Federal (PF), do Ibama e da Polícia Militar (PM) resultou na desativação de 11 balsas de garimpo ilegal na terra indígena Kayapó, no Pará. Os agentes também apreenderam 27 escavadeiras hidráulicas, 26 motobombas, três tratores e desativaram duas pistas de pouso clandestinas na terra indígena. Segundo informações do Ibama, dez acampamentos que davam suporte à atividade ilegal foram desmontados.

PUB

A Operação Muiraquitã teve apoio de sete aeronaves. Foram realizadas perícias nos rios Branco e Fresco, na região nordeste da terra indígena, para avaliar a extensão dos danos causados pelo garimpo. "As informações reunidas em campo integram inquéritos para responsabilização criminal dos infratores", informou o órgão de fiscalização ambiental.

Nos últimos quatro anos, esta é a quinta vez que o Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama realiza ação de combate ao garimpo ilegal na terra indígena Kayapó. O ciclo de operações foi iniciado a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em outubro de 2017, o GEF desativou 13 balsas, 12 escavadeiras hidráulicas e quatro motobombas na região. Na ocasião, cerca de 700 gramas de mercúrio, material extremamente poluente usado na extração de ouro, foram apreendidos pelos agentes ambientais.

Segundo o Ibama, em terras indígenas e unidades de conservação onde a remoção do maquinário é inviável, na maioria dos casos, a destruição das máquinas é a única medida efetiva para impedir a continuidade do dano ambiental.

Com 3,28 milhões de hectares, a terra indígena Kayapó abrange os municípios paraenses de Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte e São Felix do Xingu.

Conforme informou o jornal O Estado de S. Paulo na semana passada, a PF investiga a relação dos garimpeiros ilegais com compradores do exterior. Estão na mira dos investigadores uma família italiana que estaria envolvida no fomento da exploração do ouro na região e um empresário chinês do setor financeiro.

Até o momento, a Funai mapeou que cerca de 2.800 indígenas foram contaminados pelos resíduos do garimpo ilegal despejados nos rios da região. A extensão dos danos causados será avaliada por peritos criminais federais que participam da operação e estão coletando informações e materiais que resultarão em laudo pericial.

O nome da operação faz referência aos objetos utilizados por "povos indígenas como amuletos, símbolos de poder ou, ainda, como material para compra e troca de artefatos valiosos".

"A atividade mineradora clandestina ocasiona diversos danos ao meio ambiente e aos indígenas, sendo os mais recorrentes: desvio do curso de rios, desmonte hidráulico (no caso de garimpagem mecânica), aterramento de rios e contaminação do solo, ar e águas através de metais pesados, principalmente o mercúrio, extinção de vegetação e animais e contaminação dos silvícolas", diz nota da PF sobre a operação. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula