De olho em eleição, Trump chama democratas de 'violentos'

Frase foi dita em encontro com líderes evangélicos

© REUTERS/Carlos Barria

Mundo EUA 29/08/18 POR ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que suas políticas serão derrubadas "com violência" caso o Partido Democrata vença as eleições legislativas de meio de mandato, em 6 de novembro de 2018, quando serão renovados todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes e 35 dos 100 do Senado.

PUB

No pleito, estará em jogo o controle do Congresso norte-americano, hoje nas mãos do Partido Republicano. "Derrubarão tudo o que fizemos e o farão de modo rápido e violento. Quando olho para os 'antifas' [movimento antifascista], essas pessoas são violentas", disse Trump em um encontro a portas fechadas na Casa Branca com líderes evangélicos.

A gravação da conversa foi obtida pela "CNN" e mostra o presidente tentando manter o apoio de um eleitorado determinante para sua vitória. "As eleições de 6 de novembro são um referendo não apenas sobre mim, mas também sobre sua religião, sobre a liberdade de expressão, sobre a Primeira Emenda", afirmou Trump.

"Vocês precisam convencer o povo a nos apoiar. Se não o fizerem, será o início do fim de tudo o que vocês têm", acrescentou. O magnata já tem tido dificuldade para emplacar algumas medidas no Congresso mesmo sob domínio republicano, como a revogação do "Obamacare", o sistema de saúde criado por Barack Obama.

Emails

Em seu perfil no Twitter, Trump disse nesta quarta-feira (29) que emails de Hillary Clinton foram hackeados pela China, incluindo mensagens com informações confidenciais da época em que ela era Secretária de Estado (2009-2013).

"É melhor que o próximo passo seja do FBI e do Departamento de Justiça, ou sua credibilidade será perdida para sempre", escreveu o presidente, que critica até hoje o fato de a polícia federal dos EUA não ter indiciado Hillary por usar servidores privados quando comandava a diplomacia norte-americana.

O Ministério das Relações Exteriores da China rebateu a acusação e garantiu que o país se opõe a "qualquer tipo de ataque cibernético e espionagem". (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 18 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 18 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 17 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 17 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 12 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 10 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 13 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

lifestyle Dicas de lavandaria Há 18 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina