Facebook lança seção de vídeos e aposta no entretenimento

Recursos estará disponível a partir desta quinta-feira (30)

© Reuters / Benoit Tessier

Tech Facebook 29/08/18 POR Folhapress

O Facebook aposta no mercado de entretenimento e streaming ao anunciar o Facebook Watch, recurso que está disponível para todos os países da rede social a partir desta quinta-feira (30).

PUB

Existente há um ano no mercado americano, o Watch é uma seção do Facebook dedicada exclusivamente a vídeos, sejam de canais de TV, de influenciadores ou de marcas que tenham uma página na rede social.

O objetivo do novo recurso é oferecer ao usuário um espaço personalizado com vídeos de seu interesse e com sugestões baseadas nos conteúdos que interage, incluindo os que são populares entre seus amigos.

A quem produz conteúdo, o Watch oferece métricas e técnicas para reter mais pessoas em transmissões, além de novas possibilidades de receita.

A quem consome, a divisão permite a descoberta de novos vídeos sobre entretenimento, esportes e notícias, por exemplo, mais facilidade em encontrar vídeos ao vivo e a possibilidade de gerenciar essa seção ao incluir ou excluir páginas de interesse.

Em comunicado, Fidji Simo, vice-presidente de vídeo da empresa, enfatiza que, no Watch, as pessoas podem "discutir os grandes momentos enquanto eles estão acontecendo".

Isso mostra a estratégia do Facebook em tornar a experiência social, com possibilidade de interação de usuário em torno de transmissões.

"Durante cinco anos, vimos o vídeo explodir na plataforma, com as lives [vídeos ao vivo]", diz Mauro Bedaque, líder de parcerias de entretenimento para a América Latina.

+ Grupo sul-coreano tem clipe mais visto no YouTube em 24 horas; veja

Segundo ele, o diferencial do Watch é a "visualização intencional", quando o usuário assiste a um vídeo porque quer, não porque está "gastando tempo na plataforma" -o típico scroll infinito.

Segundo a empresa, mais de 50 milhões de pessoas nos EUA assistem a vídeos por pelo menos um minuto no Facebook Watch. O tempo total gasto assistindo a vídeos aumentou 14 vezes desde o início de 2018 nos EUA.

DE OLHO NA TRANSMISSÃO?

O Facebook está se posicionando de forma estratégica nas transmissões ao vivo, principalmente em relação ao esporte.

Os direitos de transmissão, que antes eram dominados pela TV a cabo e direcionados apenas às classes A e B, agora são diluídos entre parceiros com maior alcance de público.

Em 2017, o Facebook social investiu US$ 600 milhões por direitos de transmissão de um torneio de críquete extremamente popular na Índia, liga vista por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. No entanto, perdeu para a Twenty-First Century Fox.

Conseguiu comprar os direitos dos jogos da La Liga, o campeonato de futebol espanhol, para transmiti-los na rede social a alguns países asiáticos.

Em janeiro deste ano, a empresa contratou Peter Hutton para a área de negociações de transmissão esportiva, um dos grandes nomes do mercado. Hutton foi um dos responsáveis pela expansão do serviço de assinatura do Eurosport Player, comprado pela Discovery, e disponível em 52 mercados.

Assim como Facebook, outras marcas como Twitter, YouTube TV e Amazon têm interesse em abocanhar um mercado já não tão atrativo da TV por assinatura.

A Amazon já adquiriu os direitos globais de transmissão do "Thursday Night Football", da NFL, e a transmissão de jogos da Premier League. O Hulu já teve direitos sobre a liga de hóquei nos EUA.

Aqui no Brasil, a chance de o Facebook entrar no mercado tradicional dos grandes clubes de futebol é remota, pelo menos até 2024, porque a Globo detém os direitos de transmissão. Isso não impede a empresa de buscar parcerias com outros esportes, seus clubes e circuitos no médio prazo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)