Dançar na terceira idade faz bem à saúde, evita a solidão e isolamento

A dança é uma atividade benéfica em qualquer idade

© iStock

Lifestyle Saúde 02/09/18 POR Folhapress

Com belos trajes e aparência capri­chada, homens e mulheres acima dos 50 anos frequentam espaços culturais e clubes com um objetivo em comum: usufruir dos prazeres da dan­ça. A trilha, normalmente, reúne relei­turas mais cadenciadas de sucessos atuais e um verdadeiro flashback, com hits das décadas de 1950, 1960 e 1970.

PUB

A dança é uma atividade que faz bem à saúde física e emocional em qualquer idade. Mas, quando se trata da terceira idade, o benefício é ainda maior: a práti­ca evita a solidão e o isolamento. Os aposentados Helena Avelino Fer­reira, 73, e Abilio Borges dos San­tos, 73, são casados há 11 anos e frequentam o tradicional Clube Pirati­ninga todos os domingos, há cinco anos, onde dançam juntos.

"Há 20 anos me di­vorciei e comecei a vir aos bailes com uma amiga, para me distrair", lembra Helena. "Adoro dançar. Me relaxa, e eu fico muito feliz ao ouvir as músicas do meu tempo", completa.

+ Bolo de cenoura com laranja, sem glúten e sem lactose. Aprenda!

Helena teve câncer de mama em 2006 e, novamente, em 2016. Passou por duas cirurgias para a retirada dos nódulos. Ela atribui à dança o fato de não ter se entregado à depressão. "Eu saía para dançar e não ficava em casa pensando em doença nem em tristeza."

O marido dela também encontrou na dança sua recuperação. Há 15 anos, so­freu um AVC (acidente vascular cere­bral) e ficou um tempo paralisado, com dificuldade para mexer as pernas.

"Foi a dança que me ajudou a recuperar os movimentos. Fui me soltando e hoje es­tou ótimo", explica Santos. "A música me uniu à Helena. Eu a levei para fazer aula de canto em um coral, e ela me levou para a aula de dança. Somos muito felizes juntos", conta.

A atividade conquista até quem já é acostumado ao mundo das artes. O ator Stepan Nercessian, 64, é um exemplo. Em 2006, ele foi vice-cam­peão do Dança dos Famosos, quadro do programa Domingão do Faustão (Globo) em que celebridades compe­tem em diferentes ritmos. "Foi ótimo ter feito parte do quadro. Achei que tinha sido chamado só pa­ra ser o participante fora de forma. Fuime envolvendo e me apaixonando por aquilo, até que cheguei à final."

Nercessian lamenta não ter conse­guido manter o hábito após o programa e diz que, hoje, só dança de vez em quan­do. "É uma forma lúdica de se exercitar. Além de divertir, evita as chatices que são encontradas nas academias. É uma atividade que movimen­ta o corpo e faz bem para a alma."

Um artista que concorda com essa máxima é o cantor Sidney Magal, 68. Em 2016, ele fez parte do elenco do Dança dos Famosos, sendo elimi­nado na segunda semana. Mas essa manifestação artística nem de longe deixa de fazer parte de sua vida. "Danço desde antes da minha carreira de cantor. É uma maravilha, porque une a expressão do corpo com a música, a ar­te mais linda que há", declara-se.

Magal ressalta o bem que a modali­dade pode fazer à mente. "Quem assiste a um número de dança não tem ideia do trabalho que é aprender uma coreo­grafia. Essa disciplina que a dança ensi­na a gente leva para a vida toda."

CUIDADOS BÁSICOSAntes de começar a rodopiar pelo sa­lão, no entanto, vale fazer um checkup da saúde, a fim de evitar lesões ou ou­tros problemas. É o que indica Anna Ca­rolina Peres, geriatra da AME Idoso La­pa e da Clínica Vita. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada