Dieta ayurveda prega alimentação individualizada; conheça

O grande diferencial dessa dieta, no entanto, é enxergar a alimentação de forma individualizada

© Reuters

Lifestyle SAÚDE 15/09/18 POR Folhapress

Como ter saúde física, psicológica e espiritual? Para a ayurveda, ciência nascida na Índia há 7.000 anos, a chave está na alimentação. Nela, contra qualquer disfunção do organismo, o alimento é considerado remédio, como explica a nutricionista Anne Nebenzahl, especialista no assunto. "Porém, se ele for ingerido de forma errada, também se transforma em toxina e em doenças", acrescenta.

PUB

O grande diferencial dessa dieta, no entanto, é enxergar a alimentação de forma individualizada. Daniel Alan Costa, especialista em bases de medicina integrativa pelo Hospital Albert Einstein, esclarece que para a ayurveda não há ingredientes bons ou ruins, mas, sim, alimentos que podem ser benéficos para uns e maléficos para outros, em determinados momentos da vida.

Como descobrir isso?

Os especialistas indicam que o primeiro passo é identificar os seus temperamentos biológicos predominantes, os chamados doshas. Existem três tipos, sendo que a maioria das pessoas é influenciada por dois deles ao mesmo tempo. A partir dessa análise, o terapeuta vai montar uma dieta para equilibrar, por meio da alimentação, possíveis disfunções do organismo.

A professora Giedre Benjamin, 44, adotou a ayurveda como forma de se ver livre das enxaquecas e ter uma vida mais saudável. "Mergulhei nesse universo. Desde então, vou à Índia todos os anos. Comecei a entender melhor meu corpo, sua real natureza, e a viver mais em harmonia", diz ela, que se tornou terapeuta ayurvédica há sete anos.

A nutricionista Tayane Fernandes explica que, além de levar em consideração o biotipo de cada um, a dieta também deve ser elaborada em sintonia com o clima, a estação do ano e o momento de vida da pessoa, entre outros fatores. Em dias frios, por exemplo, chás são recomendados. Já nos quentes, verduras e frutas. Temperos, como açafrão e cardamomo, também são muito usados nesta dieta.

"A ayurveda trabalha com a lógica de que, quando se tem algo em excesso, é preciso atuar com o que é oposto", exemplifica Tayane. Ela também observa que, além da alimentação, o tratamento total pode envolver outras ações, como mudanças na rotina, meditação, massagens e exercícios físicos.

A endocrinologista Cassandra Lopes, da Clínica Souleve, destaca outros aspectos dessa dieta: a pessoa só deve comer quando estiver de fato com fome e não deve se alimentar sob o impacto de forte emoção.

É importante, ainda, que ela seja adotada sempre com a orientação de um especialista. Entre seus benefícios estão: melhora da digestão e tratamento de doenças crônicas.

A nutricionista Ana Maria Lacombe, 46 anos, adepta da ayurveda há dois anos, a define como um exercício de autoconhecimento. "É você se conectar com o seu corpo. Vivemos uma rotina muito agitada, onde comemos em frente ao computador, trabalhando, sem prestar atenção no que estamos ingerindo. E isso vai gerando toxinas, que acumulam no organismo."

VEJA COMO FUNCIONA A DIETA AYURVEDA

O alimento tem propriedades terapêuticas e é utilizado como forma de promover o equilíbrio do corpo e da mente Trabalha com a lógica de que quando há algo em excesso é preciso ingerir o que é oposto Além da alimentação, há também as sugestões de alteração na rotina e da realização de trabalhos com o corpoOs doshas Uma das suas bases é entender que o ser humano é influenciado pelos cinco elementos básicos do Universo: terra, água, fogo, ar e espaço É preciso que cada pessoa identifique quais são os seus doshas predominantes, ou seja, quais é a combinação de elementos que está em maior concentração no seu organismo. A partir disso, a dieta é montadaExistem três tipos de doshas. Vata (ar e espaço)  O desequilíbrio é manifestado por: ansiedade, problemas no intestino, perda de peso e insônia Recomenda-se ingestão de alimentos quentes, como sopas e cremesEvitar saladas frias e ingredientes crus Pitta (fogo e água)O desequilíbrio é manifestado por: febre, gastrite, azia e irritaçãoRecomenda-se refeições frias, como saladas e alimentos crus  Evitar temperos fortes  Kapha (água e terra) O desequilíbrio é manifestado por: fadiga, excesso de peso Recomenda-se alto consumo de verduras e legumes levemente cozidos no vapor e alimentos ricos em fibras Evitar alimentos frios, gordurosos, doces e sal em excesso  Em geral, as pessoas apresentam dois tipos dedoshas predominantes  Além do dosha, a dieta deve levar em conta outras variáveis, como a estação do ano Para descobrir o dosha, existem questionários na internet, mas o mais indicado é procurar um profissional

Benefícios

- Estimula o metabolismo e o bom funcionamento do sistema digestivo- Auxilia no tratamento da depressão e no combate a dores e doenças crônicas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula