Incêndio do Museu é uma perda irrecuperável para a cultura , diz IBRAM

O presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), Marcelo Araújo, acredita que o dano não tem possibilidade de reparação

© Reuters

Cultura Rio 03/09/18 POR Notícias Ao Minuto

Tragédia anunciada. Sem possibilidade de reparo. Pesquisas e história de mais de 200 anos em cinzas. Essas são algumas das opiniões dos produtores culturais diante o incêndio no Museu Nacional, no Rio, que teve grande parte do seu acervo queimado na noite deste domingo (2).

PUB

Emocionado, o presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), Marcelo Araújo, acredita que o dano não tem possibilidade de reparação. " É uma perda para a cultura que nunca vai se recuperar. Isso demonstra que precisamos mudar a cultura do país sobre a preservação do país. O que vamos falar para as novas gerações? A sociedade brasileira precisa repensar o país que queremos", disse.

+ Morre Randy Weston, pianista que buscou raízes africanas do jazz

No ano em que celebra o bicentenário, a instituição conseguiu um contrato com o BNDES de R$ 21,7 milhões para investir na restauração. A expectativa era de que cinco salas fossem reabertas até 2019. Para Washignton Fajardo, arquiteto e ex-presidente do Rio Patrimônio da Humanidade, o maior problema do museu vai além de repasses.

"Isso demonstra como nós viramos uma sociedade idiotizada. O patrimônio cultural brasileiro não tem orçamento. O problema da UFRJ não era de orçamento, é de gestão. Precisa demitir esse reitor [Roberto Leher]", disse Fajardo que listou as últimas tragédias de prédios sob cuidados da universidade. "Em 2014, a capela da universidade, localizada na praia Vermelha, pegou fogo. Em 2016, foi a reitoria. A biblioteca da faculdade de arquitetura está fechada após incêndio em 2016. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos funciona precariamente e o Canecão [casa de espetáculos], que seria uma forma de captar dinheiro para a universidade, está fechado há 8 anos".

Entretanto, o coordenador do plano de gestão e conservação do Instituto Bardi, Renato Anelli, tem uma visão contrária. "Estou vendo muita gente que coloca a culpa na universidade, queria ver se a instituição que eles dirigem tivesse um corte de 50% de orçamento, conseguiria fazer uma coisa bem feita".

Grande parte dos estudos da biodiversidade brasileira está sob guarda de instituições internacionais, segundo o diretor do MAC-USP, Carlos Roberto Ferreira Brandão. Ele diz que esse fato já motivo de muitas críticas. Após o ocorrido com o Museu Nacional hoje, Brandão diz agradecer este fato. "É necessário um reposicionamento para que possamos garantir a guarda física desses acervos".

Letícia Julião, coordenadora da rede de museus da UFMG, diz que essa é uma situação muito comum dos museus universitários, a precariedade em razão de falta de recursos, que se agravou e deixa esses acervos essas coleções muito vulneráveis.

"A gente vai realizar em outubro o 5º Fórum Permanente de Museus Universitários. Ironicamente, a palestra de abertura seria em comemoração dos 200 anos do museu nacional. Talvez a gente nao tenho muito o que comemorar", diz Julião.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico