Argentina anuncia apoio por novo acervo no Museu Nacional, no Rio

País vai enviar obras de artes relacionadas ao Brasil à instituição

© Reuters

Brasil Incêndio 05/09/18 POR Folhapress

A exemplo da França, a Argentina anunciou que vai ajudar a recompor o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Cerca de 90% das 20 milhões de peças foram destruídas no incêndio que atingiu a instituição no último domingo (2).

PUB

De acordo com o secretário de cultura da Argentina, Pablo Avelluto, o país vizinho fará um levantamento em sua coleção pública de arte para verificar o que poderá ser enviado ao Brasil.

+ Biblioteca Nacional abrirá licitação para renovar sistema elétrico

"É claro que não se pode reconstituir o que se perdeu, mas se pode mapear o que há da história do país na região e tentar Avelluto disse que o setor cultural argentino recebe apenas 0,2% do orçamento do país e que a falta de repasses, um problema crônico de toda a história recente do Museu Nacional, é também uma realidade no país.

"O que ocorreu no Museu Nacional, do Rio de Janeiro, é um alerta a vários países que estão fazendo ajustes na economia. Não podemos descuidar das áreas da cultura e da educação, pois corremos o risco de que uma nova tragédia como esta aconteça".

O titular da pasta da cultura do país vizinho também acrescentou que, no caso de museus em que o edifício também é parte do patrimônio histórico, e não apenas da coleção, "a atenção precisa ser redobrada". "Na Argentina, há muitos casos similares e estamos fazendo esforços em direcionar investimentos para a revisão constante das medidas de segurança."

FRANÇA

Nesta terça (4), o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que vai disponibilizar especialistas do país para ajudar na reconstrução do Museu Nacional. "O incêndio do museu do Rio é uma tragédia. É uma história e uma grande memória que vai para as cinzas", escreveu.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, reforçou o compromisso do mandatário europeu. "No momento em que todo o Brasil está comovido, a França está disposta a ajudar a restaurar o Museu Nacional", afirmou ele, em discurso no museu do Louvre Abu Dhabi, inaugurado em 2017.

"Eu desejo fazer um preâmbulo para expressar a solidariedade das autoridades francesas ante o trágico incêndio que devastou no domingo outro lugar cultural de exceção", disse Drian. "O Museu Nacional do Rio de Janeiro é uma das joias do Brasil. Abrigava coleções de paleontologia, artefatos greco-romanos, uma coleção egípcia e o fóssil humano mais antigo descoberto no Brasil", recordou o ministro francês."Como o Louvre, este é um símbolo de diálogo das culturas. Com as chamas, desapareceu uma parte da memória da humanidade".

ACERVO PRECIOSO

Criado em 1818 por dom João 6º e instalado desde 1892 no antigo palácio imperial de São Cristóvão, o Museu Nacional era o maior museu natural e antropológico da América do Sul, com mais de 20 milhões de peças e uma biblioteca de mais de 530.000 títulos.

A vice-diretora do museu, Cristiana Serejo, explicou que por trás da tragédia estão "a falta de dinheiro e uma burocracia muito grande".

O museu era particularmente conhecido por seu rico departamento de paleontologia, com mais de 26.000 fósseis, incluindo o esqueleto de um dinossauro descoberto em Minas Gerais e inúmeros espécimes de espécies extintas, como preguiças gigantes e tigres dentes-de-sabre.

Sua coleção de antropologia biológica incluía o mais antigo fóssil humano descoberto no Brasil, conhecido como "Luzia", que também está sob os escombros e ainda não foi localizado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Gracyanne Barbosa Há 23 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 18 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

mundo EUA Há 23 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

esporte Luto Há 15 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama CAROL-NAKAMURA Há 20 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 19 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

fama Charles III Há 23 Horas

Rei Charles III revela detalhe único sobre tratamento contra o câncer

fama Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

politica Cantagalo Há 23 Horas

Prefeito sobe em palco, xinga eleitores e diz que não quer mais que votem nele