Haddad diz que não é preciso que o PT escreva outra carta ao mercado

Em referência à Carta aos Brasileiros, divulgada em 2002 para tentar mostrar uma face mais moderada do ex-presidente Lula

©  Paulo Pinto/Agência PT

Política Opinião 07/09/18 POR Folhapress

Candidato a vice na chapa do PT ao Planalto, Fernando Haddad afirmou nesta quinta-feira (6) que não é preciso obrigar seu partido a escrever outra carta ao mercado.

PUB

Em referência à Carta aos Brasileiros, divulgada em 2002 para tentar mostrar uma face mais moderada do ex-presidente Lula, Haddad afirma que o programa econômico petista não será radical caso o partido seja eleito em outubro.

"A única intervenção que estamos propondo é em relação ao cartel de bancos", disse Haddad em entrevista à GloboNews. "Estão querendo obrigar o PT a escrever outra carta ao mercado, e não precisa", completou.O candidato a vice na chapa de Lula -que teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na semana passada- admitiu erros na condução da política econômica do governo Dilma Rousseff entre 2013 e 2014, mas evitou contabilizá-los como a causa para o impeachment da petista.

"A crise política tem que ser colocada na conta da recessão econômica", afirmou. Para ele, uma espécie de "sabotagem" dos adversários de Dilma a impedia de aprovar medidas importantes para a estabilidade econômica.

Veja também: ‘Quadro é grave, mas ele está estável’, diz médico que operou Bolsonaro

Haddad deve ser anunciado como o substituto de Lula na chapa do PT ao Planalto na terça-feira (11), mas evitou, como sempre tem feito, colocar-se como candidato.

DENÚNCIAS

Haddad atacou o Ministério Público e disse que a Promotoria "nunca ganhou nem vai ganhar" uma ação contra ele.

O MP acusa o petista de improbidade por suposto recebimento de caixa dois. Segundo o órgão, Haddad soube de repasse para pagar dívidas de sua campanha pela empreiteira UTC já durante seu mandato como prefeito de São Paulo.

Haddad negou as acusações e argumentou que as ações do MP apareceram somente depois que ele foi indicado a vice na chapa do ex-presidente Lula, que teve sua candidatura barrada na semana passada pelo TSE.

"Quantas ações o MP perdeu para mim? O MP nunca ganhou uma ação movida contra mim e nem vai ganhar. E essas ações foram protocoladas agora, coincidentemente quando me tornei vice do Lula", afirmou o petista em entrevista à GloboNews. "Porque cancelei uma obra superfaturada pela UTC", completou.

POLARIZAÇÃO

O ex-prefeito disse que a polarização entre direita e esquerda "não trouxe prejuízo institucional para o país".Na opinião do petista, o agravamento do cenário aconteceu somente quando a vitória de Dilma Rousseff (PT), em 2014, foi contestada pelo PSDB.

Durante entrevista à GloboNews, Haddad rechaçou a ideia de que a tese de "uns contra os outros", habitualmente alardeada pelo ex-presidente Lula durante as campanhas eleitorais, levou à radicalização do processo político.

"Uns contra os outros, na qualidade de inimigos, sim [incita radicalização]. Na qualidade de adversário é benefício", completou.

A declaração do candidato a vice foi feita horas depois de um atentado ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que foi esfaqueado durante evento em Juiz de Fora (MG) nesta quinta.Haddad lamentou o ocorrido e disse que, em respeito à audiência do programa, não havia desmarcado o compromisso. Mais cedo, o petista classificou o ataque a Bolsonaro como "absurdo" e "lamentável". Com informações da Folhapress.

Veja também: Após atentado contra Bolsonaro, Ciro e Marina cancelam agenda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 13 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 13 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 13 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 13 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento