Estagnada nas pesquisas, Marina Silva redesenha estratégia de campanha

A candidata apareceu estagnada na última pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira (5), com 12% das intenções de voto

© Stringer . / Reuters

Política investimento 07/09/18 POR Folhapress

A campanha da candidata da Rede, Marina Silva, tem redesenhado a estratégia para tentar fazê-la chegar ao segundo turno pela primeira vez, em sua terceira tentativa nas eleições presidenciais. A candidata apareceu estagnada na última pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira (5), com 12% das intenções de voto.

PUB

A ex-senadora passará a selecionar alguns eventos, como sabatinas e debates, e deverá priorizar as agendas de rua, principalmente no Nordeste do país. Marina pode se beneficiar do voto dos eleitores que ficaram órfãos da candidatura do ex-presidente Lula –embora ela diga oficialmente que "não trata voto como herança".

Apesar de o foco da campanha ter sido ir ao encontro do povo desde o início, a agenda carregada de entrevistas concentradas no eixo Rio-São Paulo e em Brasília acabava engessando a mobilidade da candidata.

Com campanha de recursos escassos, ela depende de voos de carreira para se locomover pelo país.

Um dos fatores que também pesaram para a mudança foi o crescimento de Ciro Gomes (PDT), que subiu de 9% para 12% e empatou numericamente com Marina. Segundo a campanha, esse movimento já era visto como uma possibilidade.

Ex-governador do Ceará, ele tem boa entrada na região Nordeste e também briga pelos votos de Lula.

A estratégia já teve impacto na agenda da candidata nesta semana. Na quarta-feira (5), ela desistiu de participar de entrevista fechada em Brasília para fazer agenda aberta em Belém, no Pará. Também abriu mão de entrevista marcada para segunda-feira (10), quando irá a Salvador.

Na próxima semana, a presidenciável deve fazer um intensivo na região: além de Salvador, tem previsão de passar por Alagoas e Sergipe. Ainda assim, na terça (11), irá ao Rio para participar de sabatina.

A quantidade de convites para encontros fechados cria um dilema: Marina não gosta de se ausentar dos principais debates nem de perder a oportunidade de falar com lideranças empresariais e formadores de opinião, mas também deseja aumentar o volume de atos de rua e encontros com apoiadores.

Na primeira fase da campanha, com apenas 21 segundos de televisão, a candidata avaliava que o ideal era aumentar ao máximo a exposição na mídia. Para isso, a presença em eventos televisionados era fundamental.

+ Haddad diz que não é preciso que o PT escreva outra carta ao mercado

"Agora já se consolidou a presença da Marina. As pessoas já sabem que ela é candidata", afirma o coordenador político da campanha, Pedro Ivo Batista.

Além disso, a equipe quer explorar a boa recepção do vice Eduardo Jorge (PV) entre os eleitores. A ideia é fazer um maior número de agendas casadas e expor o ex-deputado nas transmissões ao vivo da campanha.

Na primeira fase da campanha, Eduardo era enviado para representar a chapa em entrevistas e eventos sempre que possível, mas sem Marina. As viagens solo devem continuar, mas agora a imagem do vice deve ser mais colada à da candidata.

O primeiro exemplo do protagonismo que o verde está ganhando foi a viagem dele a Roraima, no fim de semana passado, para ver de perto a crise dos imigrantes venezuelanos. Eduardo disse que a candidata pediu a ele para ir ao estado.

Na volta, ele fez um relato detalhado para ela e sugeriu propostas que podem ser incorporadas ao discurso de ambos.

Uma das estratégias traçadas pelos colaboradores, desde o planejamento inicial, inclui a presença de Marina em locais que tenham conexão com suas principais bandeiras.

Isso ocorreu, por exemplo, na ida a uma fazenda considerada ambientalmente sustentável em Goiás, na reunião dela com mulheres empreendedoras da periferia de São Paulo e na visita dela a uma escola de futebol para crianças carentes no Rio.

Além de reforçar compromissos com os setores, os encontros servem para rechear o conteúdo das propagandas e das redes sociais da ex-senadora.

Geralmente acompanhados pelas emissoras de TV, os atos também rendem imagens diversificadas para a cobertura dos telejornais sobre os presidenciáveis.

Nos últimos dias, por exemplo, Marina apareceu em vídeos e fotos andando em ruas de comércio popular, conversando com feirantes e chutando uma bola em direção ao gol. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte