Boris Johnson compara planos para saída da UE a 'colete suicida'

"Nós nos sujeitamos a uma chantagem política perpétua", disse o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido

© DR

Economia Brexit 09/09/18 POR Lusa

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, comparou, neste domingo (9), os planos da primeira-ministra britânica, Theresa May, para a saída da União Europeia, o chamado 'Brexit', a um "colete suicida". "Nós nos sujeitamos a uma chantagem política perpétua [...]. Colocamos um colete suicida na constituição britânica e entregamos o detonador a Michel Barnier [negociador da União Europeia para o 'Brexit']", escreveu Johnson em um artigo de opinião divulgado pelo Daily Mail.

PUB

Numa alusão à anuência de Theresa May sobre as exigências de Bruxelas, nomeadamente as que são relativas às fronteiras do Reino Unido, Johnson lamenta que a chefe de governo tenha cedido em vez de lutar para o Reino Unido conseguir um "gigantesco e generoso acordo de comércio livre".

"Em todas as etapas das conversações, até agora, Bruxelas tem conseguido o que quer. Concordamos [Reino Unido] com o calendário da União Europeia, aceitamos entregar 39 mil milhões de libras [cerca de 44 mil milhões de euros] por nada em troca", disse, acrescentando que "estamos dispostos a aceitar as regras" sobre as fronteiras, enumera o antigo governante.

Para o ex-ministro, substituído pelo anterior ministro da Saúde do Reino Unido, Jeremy Hunt, isto "é uma humilhação", já que o Reino Unido parece um "insignificante" de 45 quilos "vergado perante um gorila de uma tonelada".

+ Servidores e militares vão gerar déficit de R$ 90 bi na Previdência

Demissão

Em julho passado, Boris Johnson, assim como o até então negociador britânico, Davis Davis, se demitiram em desacordo com a forma como estão decorrendo as negociações para a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

A demissão de Boris Johnson aumentou a pressão sobre a primeira-ministra, Theresa May, alvo de críticas de alguns deputados a favor de um "divórcio" mais radical com a União Europeia. Também vários deputados que apoiam o 'Brexit' já se manifestaram insatisfeitos com o plano, mas, por enquanto, ainda não foi iniciado nenhum processo para forçar a demissão de Theresa May.

Comentário polêmico

O comentário hoje divulgado gerou, contudo, polêmica junto de alguns responsáveis políticos da ala conservadora, com ministro de estado para a Europa no país, Alan Duncan, condenando as palavras usadas por Boris Johnson. No 'Twitter', Duncan argumentou que os comentários equivalem "a um dos momentos mais repugnantes da política britânica moderna" e deveriam ser "o fim político" do ex-ministro nos Negócios Estrangeiros.

Impasse

Faltam menos de nove meses até que o Reino Unido efetue a saída da União Europeia, no dia 29 de março de 2019, cujas negociações sobre os termos do divórcio e do relacionamento posterior estão num impasse. As duas partes tinham indicado outubro como um prazo para chegar a um entendimento para que o acordo possa ser ratificado pelos diferentes parlamentos nacionais dos 27.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula